Aerto Luna homenageia criadores da rede social Colab

A empresa pernambucana Quick, vencedora do Prêmio AppMyCity, pela criação do melhor aplicativo urbano do mundo, o Colab, foi homenageada pelo vereador Aerto Luna (PRP), em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na Câmara Municipal do Recife. “Ao meu ver a empresa enxergou este momento que o Brasil está passando e se antecipou no novo jeito de fazer política, quando lançou a rede social Colab, que nada mais é do que a oportunidade de poder fiscalizar, denunciar e opinar sobre os problemas da cidade sem precisar de intermediários”, afirmou o vereador, em discurso.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e começou às 10h30, com o Hino Nacional. Fizeram parte da mesa o sócio da Quick, Gustavo Moreira Maia; o secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Roberto Pandolfi; a secretária de Juventude, Marília Arraes; o representante do Porto Digital, Cláudio Marinho; o arquiteto César Barros; e o deputado estadual Daniel Coelho. “Resolvi  prestar esta  homenagem à empresa pernambucana Quick, na Casa de José Mariano, concedendo o voto de aplausos e esta sessão solene como forma de agradecimento da cidade do Recife, aos criadores da Rede Colab, Gustavo Maia, Bruno Aracaty e Paulo Pandolfi, em parceria com a 30ideais de Josemando Sobral e Vitor Guedes”, disse Aerto Luna.

O Colab é uma rede social que tem como objetivo conectar pessoas com um interesse em comum, no caso, as cidades. “Ela permite que os cidadãos reportem diariamente os problemas das cidades, proponham novos projetos e soluções e ainda avaliem os serviços públicos”, disse Aerto Luna. A entrega do Prêmio AppMyCity, da organização New Cities Foundation, ocorreu em evento realizado em São Paulo e contou com estudiosos e referências sobre temas relacionados às cidades e ao cidadão, como os prefeitos de São Paulo, Porto Alegre, Dallas (EUA), Roterdã (Holanda) e Santiago (Chile); executivos do Google, Cisco, GE, PWC; e especialistas do MIT, da Sorbonne, da USP, entre outros.

Aerto Luna relatou o processo de criação da rede social e disse que a ideia do aplicativo surgiu há cerca de um ano, quando os idealizadores viram a necessidade das pessoas em apontar problemas e projetos sobre suas cidades, nas redes sociais. “Com isso, os criadores começaram a desenvolver os conceitos para montar uma ferramenta que fosse para gestão pública colaborativa, onde as pessoas pudessem exercer o seu papel cidadão apontando problemas e soluções, e onde todos os dados fossem organizados e abertos para todo mundo”, disse. Ele lembrou que o Colab é montado sobre três pilares: fiscalização, propostas e avaliações.

Após o discurso foi entregue ao sócio da Quick, Gustavo Moreira Maia, a placa comemorativa. Ele também fez discurso, de agradecimento, à presença dos convidados na reunião solene e à Câmara Municipal do Recife pela homenagem. “É um prazer receber esta homenagem da Câmara, que nos foi dada com base no prêmio recebido pela rede social Colab. Fico feliz por mais essa homenagem que recebemos. Desenvolvemos esta rede social com muita raça. É um aplicativo que vive o momento atual da horizontalidade na política brasileira, pois através do Colab buscamos incentivar as gestões colaborativas para uma sociedade mais justa, visando a criação de um melhor ambiente para todos”, disse.


Em 28.06.2013, às 11h15.