Aerto Luna homenageia Rede Mundial de Oração do Papa
A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB) e a mesa composta pelo vereador Aerto Luna, autor do requerimento; padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado da Oração; Glória Barros, coordenadora do Apostolado na Arquidiocese de Olinda e Recife; Paula Assunção, secretária Executiva do Apostolado; e o seminarista Humberto Castelo Branco. “Não poderia deixar de começar parabenizando a comunidade católica e o padre João Bosco, diretor espiritual do Apostolado da Oração e meu mentor espiritual, pela belíssima realização do 21º Vinde a Mim, que levou, ontem, milhares de católicos para o Parque 13 de Maio. Momento de fé, adoração e louvor que durou todo o dia. Os fiéis realizaram uma belíssima festa com a celebração do nosso arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e a presença do diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro”, ressaltou Aerto Luna.
O Brasil é o país com o maior número de grupos do Apostolado da Oração no mundo, com mais de 4 milhões de membros. Só no Recife são 169 grupos, que desenvolvem trabalhos de oração e trabalhos de assistência religiosa. O primeiro centro no Brasil foi fundado no dia 30 de junho de 1867, em Recife, na Igreja Santa Cruz, cuidada pelos padres Jesuítas, que chegaram em Pernambuco no ano de 1865. O padre Bento Schembri foi seu fundador e primeiro diretor. Desde então, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus vem se expandindo, baseando-se no tripé de prática da oração de oferecimento diário, avaliação diária e rezar em sintonia com as intenções pedidas pelo Santo Padre, o papa.
Aerto Luna observou que hoje, a Rede Mundial de Oração do Papa está presente em 98 países e dela participam mais de 35 milhões de católicos. Fundada em 1844, numa casa de formação de jovens jesuítas, no sul da França, é uma Obra Pontifícia que tem como missão mobilizar os católicos pela oração e ação. Entre os anos 1879 a 1896, disse Aerto Luna, o papa Leão 13 quis fazer uma imensa Rede de Oração, propondo, quando da aprovação dos seus Estatutos, uma intenção mensal de oração pela qual os seus membros rezassem. Deste modo, o Apostolado da Oração tornou-se uma obra própria do Papa. “Passados 175 anos da sua fundação, o papa Francisco aprovou os novos Estatutos do Apostolado da Oração constituindo-o como Obra Pontifícia, chamada hoje, Rede Mundial de Oração do Papa. O Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) atualmente se agregou à rede”, disse.
O vereador acrescentou que as práticas do Apostolado da Oração estão profundamente enraizadas “na intimidade com o Senhor, através do oferecimento da própria vida no início de cada dia, unindo-se ao Coração de Jesus e assumindo a dimensão eucarística da vida. Assim, como Cristo se oferece no altar, cada cristão se disponibiliza nas suas orações e ações cotidianas a ser apóstolo e colaborador na missão de Cristo Ressuscitado”, afirmou. Após o discurso do vereador, uma placa e um diploma foram entregues aos padres Eliomar Ribeiro e João Bosco Costa Lima, como é de praxe, para registrar a homenagem.
O padre Eliomar fez o discurso de agradecimento. Ele disse que era uma alegria estar participando da solenidade e que não esperava que o apostolado da Oração, “depois de 152 anos de criação, no Recife, recebesse uma homenagem da Câmara Municipal”. O religioso ressaltou que o movimento, no Brasil, “foi uma semente plantada no Recife que continua a dar frutos”. Ele elogiou o resumo histórico do movimento religioso, feito pelo vereador Aerto Luna em discurso, e considerou que as mudanças no estatuto do movimento, promovidas pelo papa Francisco, fizeram com que o Apostolado da Oração recuperasse o sentido original. “O Apostolado nasceu para ser um serviço eclesial, que valoriza a oração como serviço”, disse.
O padre afirmou, ainda, que esteve recentemente no Vaticano e que ouviu o papa Francisco afirmar que “a oração é o coração da missão da igreja”. O padre Eliomar acrescentou: “Ela é o coração da missão de todas as igrejas. A oração é a união íntima de nossa vida com Cristo”, finalizou.
Em 05.08.2019, às 19h30.