Aerto Luna repercute encontro com taxistas

O vereador Aerto Luna (PRP) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 25, o encontro promovido para escuta de taxistas na noite anterior, no plenarinho da Câmara. Ele relatou que foram apresentadas propostas para proteger os permissionários do município da pressão de taxistas de cidades vizinhas que exigem a criação do “táxi metropolitano”. “A circulação de táxis entre municípios de nosso estado gera problemas que há décadas vem ocorrendo, sendo a capital da cidade com maior atratividade de profissionais que atuam de forma irregular, visto que a potencialidade econômica do Recife tem o destaque de maior geradora de renda de Pernambuco”.

O vereador lembrou que a categoria enfrenta crises e que ainda não houve nenhuma solução efetiva. “Entendemos que a solução desses problemas passa pela vontade política desta Casa e dos gestores municipais. É preciso buscar o entendimento onde os interesses dos usuários estejam preservados sem haver prejuízos para os permissionários de qualquer cidade. Concordamos que o conceito de embarque deve ser revisto. Não podemos prejudicar os taxistas de qualquer município que circulem com seu cliente dentro do Recife, deixando claro que não pode deixar com que aproveitadores usem essa oportunidade para angariar passageiros onde sua permissão não está sob jurisdição daquele município".

Aerto Luna frisou também a necessidade de medidas que não sejam temporárias. “Precisamos buscar soluções que assegurem a qualidade do serviço e a segurança dos usuários, colocando em primeiro plano os munícipes de cada cidade, mas sem esquecer de ter em mãos as legislações de todas as esferas para que soluções se tornem efetivas e duráveis". Ele pediu  ainda  que o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, vereador Jurandir Liberal (PT), levasse o tema para a discutir com o grupo,  ampliando o debate com a convocação de secretários e de representantes da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU).

O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), ressaltou que se sentia satisfeito em perceber o compartilhamento do assunto entre os dois vereadores, Aerto Luna e Jurandir Liberal, que presidem Comissões distintas. “Foi-me sugerido criar uma comissão especifica para o tema, mas não achei necessário. Nós já temos uma comissão permanente que notoriamente  se preocupa e discute essa questão”.Jurandir Liberal (PT), por sua vez, aprovou a iniciativa e se disse atento a estes problemas. “Esse é o momento de ajustar e debater, levando inclusive para o seio da nossa Comissão que vai contribuir  no que for possível”.

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), frisou que o direito de ir e vir independe de ser taxista da cidade ou não. “O cidadão tem o direito, por exemplo, de vir ao hospital em Recife com o táxi de outra cidade da região metropolitana e retornar neste veículo. Esse é um tema importante que precisa ser muito discutido”.  Já Henrique Leite (PT) destacou a complexidade do tema. “Temos uma quantidade grande de táxis em Recife. Os famosos aplicativos estão facilitando a entrada de permissionários de outros municípios em Recife. É preciso que isso seja regulamentado. Ressalto também que assim como está sendo debatida a melhora de vida dos taxistas, é importante que eles não se neguem a fazer corridas pequenas, e nem em fazê-las em horário do pico. É preciso cobrar da categoria um bom atendimento e proteger quem trabalha através de aplicativos”.

 

Em 25.03.2015, às 17h14