Aerto Luna repercute lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Fraternidade e superação da violência. É esse o tema da Campanha da Fraternidade 2018, iniciativa da Igreja Católica brasileira realizada anualmente no período da Quaresma, e que foi repercutida pelo vereador Aerto Luna (PRP) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). Segundo o parlamentar, a campanha – cujo lema deste ano é “em Cristo, somos todos irmãos” – foi lançada pela Arquidiocese de Olinda e Recife na quarta-feira de cinzas (14).

Em seu discurso, Aerto Luna falou sobre a necessidade de construir uma cultura de paz. Segundo ele, o estereótipo de povo “pacato” não condiz com a realidade da violência no país, que registrou mais de 60 mil mortes violentas em 2016. “Nesse quadro desolador e desanimador, a Campanha da Fraternidade quer ser lugar de reflexão e juntar-se aos canais que trabalham pela cultura de paz, de reconciliação e justiça, à luz da palavra de Deus.”

O parlamentar destacou a valorização da família, da escola e das reivindicações de políticas públicas para a superação das desigualdades como caminhos de superação da violência. Ele ainda afirmou que a luta pela paz vai além da religião. “O trabalho pela paz transcende qualquer confissão religiosa, ou seja, nenhuma igreja, de qualquer credo, pode estar fora dessa cultura de paz. Nem mesmo os que não creem em Deus devem sentir-se descompromissados.”

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) saudou a campanha e o discurso do vereador. “Não professo nenhuma fé, respeito todas elas. Vejo com bons olhos a Campanha da Fraternidade, que procura levantar temas importantes na sociedade. O tema deste ano vem em muito boa hora, na atual conjuntura do país. Essa Campanha não diz respeito apenas à fé cristã, mas à construção de uma cultura de respeito e paz, que é um desafio para todos.”

Em 21.02.2018, às 17h42