Aerto requer voto de aplauso ao Papa

Aprovado pela unanimidade dos vereadores da Câmara do Recife o requerimento de voto de aplauso ao papa Francisco pela nomeação do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Antônio Tourinho Neto. A aprovação do requerimento do vereador Aerto Luna (PRP) aconteceu na tarde desta segunda-feira 17. “Considero a nomeação um grande presente para a comunidade católica. Padre Antônio é natural de Jequié, na Bahia, e será sagrado dia 17 de janeiro. A partir da posse ele receberá o título de Dom Antônio”.

Aerto disse que uma vez empossado ele vai ajudar a Dom Fernando Saburido à administrar a Arquidocese de Olinda e Recife, formada por 19 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. A região eclesiástica tem 115 paróquias e população estimada em 4 milhões. “O novo bispo conta com grande experiência. Ele ingressou no Seminário Central da Bahia onde cursou Filosofia e cursou Teologia na Arquidiocese do Rio de Janeiro onde se ordenou em 1990”.

O vereador lembrou que Padre Antônio assumiu diversas funções em Jequié, entre elas foi Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica, Chanceler da Cúria e coordenador regional das Fazendas da Esperança. Atualmente é pároco da igreja de Cristo Rei e vigário Geral da Diocese de Jequié.  Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara parabenizou o Papa Francisco pela escolha do Padre Antonio Tourinho, afirmando ter sido oportuna e necessária.

 

 

Em 17/11/2014 às 17h41