Aferidor de pressão será obrigatório em espaços esportivos

Os espaços reservados para atividades esportivas no Recife, como academias de ginástica, quadras de futebol society, campo e salão, tênis, vôlei, basquete, entre outros, terão que disponibilizar aos usuários um aparelho medidor de pressão digital ou de coluna de mercúrio, de fácil manuseio, como forma de prevenir problemas de saúde por esforços físicos. Isso é o que estabelece a Lei 17.614/2010, sancionada pelo prefeito João da Costa, a partir de um projeto de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS). Agora, só falta a regulamentação.

O proprietário ou locatário desses espaços também deverá disponibilizar, no mínimo, um funcionário devidamente treinado para manuseio do medidor de pressão (o esfigmomanômetro). Tendo esse aparelho, fica dispensado o uso de estetoscópio. O estabelecimento deverá ter placa informativa fazendo o seguinte alerta: “praticar exercícios sem os cuidados com a pressão arterial pode levar à morte”.

O vereador Estefano Menudo comentou que a sanção ao projeto será útil ao recifense, pois os espaços reservados às atividades esportivas não oferecem um suporte eficaz e preventivo em relação à verificação de pressão arterial de usuários desse tipo de serviço. “A disponibilidade de um aparelho medidor de pressão de fácil manuseio informará ao usuário o nível de risco em que ele poderá correr quando do exercício de atividades que exijam grande esforço físico. Sem contar com os portadores de hipertensão arterial que constantemente necessitam da aferição do fluxo de pressão sangüínea”, disse ele.

Caberá à Prefeitura do Recife designar um órgão competente para fiscalização da aplicação da lei. Os recursos arrecadados com as autuações provenientes do descumprimento da Lei deverão ser recolhidos e alocados no Programa Consolidação e Aperfeiçoamento do Modelo de Atenção à Saúde.

Em 30.04.10, às 11h.