Affini Júnior, do Instituto Vitaliza, é homenageado na Câmara do Recife

Como forma de reconhecimento ao trabalho de inclusão e cidadania para crianças carentes do Recife feito pelo Instituto Vitaliza, a vereadora Aline Mariano (PSDB) propôs, na manhã desta sexta-feira, 27, a entrega da Medalha do Mérito José Mariano para o empresário Antonio Carlos Affini Júnior, criador do instituto, pelos serviços prestados ao menos favorecidos. O Instituto Vitaliza, criado em 2008, foi pensado para fazer da prática do basquete uma oficina de cidadania e já atendeu centenas de crianças de 8 a 16 anos. Hoje a ONG atende 120 jovens de várias partes da cidade. As aulas acontecem em três colégios da capital pernambucana, mas o diretor presidente do Vitaliza anunciou que irá levar o projeto para Paratibe, em Paulista, e Petrolina, interior do estado.

“Ser atleta no Brasil ainda é um grande desafio. A luta pela excelência nos resultados esbarra em obstáculos que vão muito além do preparo físico adequado e do desenvolvimento técnico. Faltam iniciativas governamentais que permitam aos jovens o acesso às práticas esportivas. Affini, por seu empenho em fazer do esporte uma ferramenta de construção da cidadania, e oferecer novas perspectivas de vida as crianças que participam do projeto, recebe hoje a mais alta comenda da Casa”, falou a autora do requerimento, vereadora Aline Mariano.

Affini é natural de São Paulo e jogou na seleção de base do basquete paulista, onde desenvolveu a paixão pelo esporte. Ele também é formado em economia e chegou a trabalhar em duas multinacionais na área de seguros, mas resolveu se mudar para o Nordeste em 2002 em busca de melhor qualidade de vida. Nessa mesma época, junto com alguns amigos, formou a equipe Terremoto Basketball Team no Recife, o que seria o início do importante projeto social que ele iria desenvolver.

Durante a solenidade, Affini lembrou toda essa trajetória e destacou a importância do pai, Antônio Carlos Affini, que foi árbitro internacional de basquete, para a criação da ONG, que hoje concede aos jovens bolsas de estudo, aulas de informática, inglês, jornalismo, além da prática do basquete. O plenário estava lotado de alunos do Instituto Vitaliza, que acompanharam o discurso de agradecimento do homenageado e também puderam ouvir dele algumas mensagem de esperança para um futuro melhor.

“Essa medalha é uma motivação extrema, porque nós temos uma missão de expandir nossas ações. Todos os meus colaboradores sabem a importância e a responsabilidade que essa medalha está trazendo. Nossa missão é transmitir essa oportunidade para outras pessoas em nível estadual. Hoje, mais do que nunca, estou me sentido um cidadão recifense. Essa foi a cidade que escolhi para viver”, falou Affini Júnior. O Instituto Vitaliza já recebeu visita do Presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, e também do atual treinador da Seleção Brasileira, Rubén Magno, que ficaram admirados com o trabalho realizado.

A mesa da sessão solene foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB) e composta por Antonio Calos Affini, pai do homenageado; Enio Guimarães, presidente da Federação Pernambucana de Basquete, pela vereadora Aline Mariano, e também pelo jornalista Jamildo Melo, um dos incentivadores do Instituto Vitaliza. Na ocasião houve apresentação artística feita por Edson Gomes (trompete) e José Gomes (teclado), que encerram a solenidade tocando o tradicional forró.

Em 27.06.14, às 13h20.