Aimée Carvalho alerta para combate ao Aedes aegypti

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferiu, nesta segunda-feira (30), um discurso sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O pronunciamento, que foi feito da tribuna da Casa de José Mariano, abordou o recente surto de casos de microcefalia associados aos males transmitidos pelo mosquito.

“Pernambuco é o estado com o maior número de bebês com microcefalia: 487 notificações e 175 confirmações. Além do aumento, os números da infestação pelo Aedes assustam. São 199 municípios em risco de surto”, alertou.

Aimée Carvalho disse que o novo vírus transmitido pelo Aedes aegypti também está associado ao aumento de casos da chamada Síndrome de Guillain-Barré (SGB). “Nesta síndrome, o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente”, afirmou a parlamentar.

A vereadora clamou por uma união entre todas as esferas do Governo e relatou que mutirões estão sendo feitos nos bairros do Recife como uma estratégia da prefeitura para combater o mosquito. Aimée Carvalho pediu também que a Câmara aprovasse um requerimento de sua autoria que solicita uma audiência pública no plenarinho da Casa para discutir a microcefalia no dia 22 de dezembro, às 9h.

Em 30.11.2015, às 16h29