Aimeé Carvalho alerta sobre aumento de sífilis em recém nascidos

A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) está preocupada com o aumento no número de bebês infectados pela Sífilis Congênita, que nos últimos quatro anos cresceu em mais de 150%. Durante a reunião plenária desta terça-feira, 16, a vereadora apresentou dados e alertou para as formas de prevenção da doença, que tem tratamento e cura, mesmo durante a gestação.

A Sífilis Congênita é transmitida pela mãe ao bebê pela placenta. As consequências na criança variam conforme a gravidade da doença da mãe. “Existe risco do aborto espontâneo, parto prematuro e, ao nascer o bebê pode apresentar os sintomas. Além disso, a irritabilidade e a febre podem estar presentes. Quanto mais recente a infecção na mãe, mais grave será a infecção no feto. As crianças que têm sífilis também podem desenvolver problemas de audição, visão e nos ossos”, contou a vereadora.

A No ano de 2014, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.235 casos e, entre janeiro e abril deste ano, já são 151 notificações.  70% dos casos estão concentrados em oito municípios, a maioria da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Aimeé Carvalho lembrou que o tratamento para a Sífilis é simples e cura. “O exame de rastreio na gravidez já é rotina. É um exame de sangue que dá, com muita segurança, o diagnóstico da sífilis. Mas a mulher pode se contaminar durante a gestação. Sendo assim, é preciso repetir o exame e buscar o diagnóstico o mais rápido possível. Porque quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de cura da doença”.

 

Em 17.06.15 às 17h.