Aimée Carvalho anuncia audiência para debater sobre a esclerodermia

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) anunciou que promoverá uma audiência pública, na próxima terça-feira (28), para falar sobre a falta de medicamentos para pessoas que sofrem com a esclerodermia. Trata-se de uma doença inflamatória e crônica do tecido conjuntivo. Sua principal característica é o endurecimento da pele, que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas. “Provavelmente muitas pessoas não sabem a respeito dela. Aqui em Pernambuco, pouquíssimas são afetadas pela doença, o que torna o problema mais grave porque, quanto menos ocorrências, mais ele se torna invisível”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (21).

De acordo com a vereadora, que foi procurada no gabinete pelos familiares de pessoas que têm a esclerodermia, a doença não tem cura. “Por isso, quero convidar a todos os meus pares e amigos que me acompanham a virem participar da audiência e ouvir o depoimento dessas famílias”. A escleroderma, disse Aimée Carvalho, pode ocorrer em qualquer idade. “Ela é mais frequente em mulheres do que em homens e em pessoas do grupo etário entre os 25 e 55 anos. Existem muitos tratamentos voltados para o alívio dos sintomas específicos e para diminuir ou controlar as atividades do sistema imunológico. O tratamento exige a colaboração de uma equipe multidisciplinar e é específico para cada pessoa”, disse.

Aimée Carvalho acrescentou que o plano de tratamento pode mudar e é necessário realizar consultas de rotina regularmente para avaliar a evolução e os novos sintomas que possam ter surgido. “Nessa situação, para a pessoa afetada pela doença, ficar sem os medicamentos pode ser fatal porque as sequelas que vão aparecendo podem se tornar permanentes. Há casos de pacientes qem estão entrando na justiça para ter o direito de adquirir a medicação”, disse.


Em 21.05.2019, às 15h50.