Aimée Carvalho comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Aimée Carvalho alertou sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce. “Ele deve ser feito o quanto antes, para que a criança possa crescer e se desenvolver de forma saudável. Sistema de Saúde e Educação precisam estar em total sintonia.” O dois de abril foi estabelecido como Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2007 e tem o objetivo de informar a população sobre o autismo e tentar diminuir a discriminação e preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.
A vereadora falou, ainda, sobre a inserção das crianças e adolescentes com autismo nas escolas, e alertou que nenhuma instituição pode recusar a entrada de um aluno por causa de uma deficiência. “Dados do Censo Escolar apontam que o número de alunos autistas que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37% em um ano. Em 2017, 77 mil crianças e adolescentes estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência. O número aumentou para 105 mil alunos em 2018.”
Ao citar uma reportagem da Folha de Pernambuco, que falava sobre as atividades realizadas na Escola Municipal Engenho do Meio, a parlamentar disse que a escola é referência na educação especializada. “Atuando com tecnologias assistivas, ela oferece máquinas específicas, para atender a demanda de cada aluno, variando de acordo com o seu perfil.” Aimée Carvalho também fez uma observação sobre a presença em sala de aula. “O processo de inclusão envolve em adaptar conteúdos, formar professores e desenvolver atividades e avaliações que considerem as características de cada aluno.”
Aimée Carvalho também fez um pedido: “Que a causa autista seja lembrada e tratada por esta Casa todos os dias do ano, para que possamos garantir a inclusão e assistência a esta população. Faço minha homenagem a todos os autistas, especialmente os de nossa cidade. Afinal, normal é ser diferente.”
Em 02.04.2019, às 17h32.