Aimée Carvalho comenta combate à desnutrição infantil

Foi para destacar o combate à desnutrição infantil que a vereador Aimée Carvalho(PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 09. “Os avanços brasileiros na redução da desnutrição infantil nas últimas décadas foram muito expressivos, representando uma queda de quase três vezes no déficit de peso para idade e de duas vezes no déficit de altura para a idade em crianças menores de cinco anos. Dados da última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) indicam que apenas 1,8% das crianças ainda apresentavam déficit de peso, bem menor que o índice registrado em 1996”.

A vereadora disse ainda que no Nordeste os progressos são ainda maiores, saindo de 6,3% para 2,2% em dez anos. “Apesar das conquistas realizadas nos últimos anos, ainda há municípios brasileiros, sobretudo no interior do Norte e Nordeste, em que parte da população infantil convive com carências nutricionais. Recentemente o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 12 milhões para combater a desnutrição infantil. Os beneficiários são 216 municípios de pequeno porte, a maioria no Norte e Nordeste e com menos de 20 mil habitantes, onde ainda mais de 10% das crianças menores de cinco anos estão abaixo do peso ideal para a idade”.

Aimée Carvalho repercutiu ainda a pesquisa realizada pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome indicando que a desnutrição crônica caiu 51,4% entre as crianças do Programa Bolsa Família em cinco anos. Ainda de acordo com a pesquisa 17,5% das crianças entre zero e cinco anos analisadas estavam abaixo da estrutura indicada para a idade. Após quatro anos sob os cuidados do Sistema único de Saúde (SUS), o índice desse mesmo grupo de crianças caiu para 8,5%. “Destaco que a Política Nacional de Aleitamento Materno também tem conseguido ampliar as taxas de aleitamento de forma significativa e contribuído efetivamente para que o país atingisse as metas internacionais”.

 

Em 09.12.2014, às 16h37