Aimée Carvalho destaca Dia e Semana Mundial de Aleitamento Materno

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 03, primeiro dia do retorno das atividades da Casa de José, após o recesso parlamentar, para destacar o Dia Municipal do Aleitamento Materno e Doação do Leite Humano, que aconteceu no sábado, 1º de agosto, início da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). “A data foi criada para incentivar a saúde dos bebês em todo o mundo e, este ano, põe em evidência a mãe que amamenta e trabalha, com o tema: “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”.

Segundo a vereadora, o tema visa promover o apoio dos empregadores para que os locais de trabalho facilitem e apoiem as mulheres trabalhadoras a continuarem a amamentar, além de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade e só após isso é que ela deve começar a receber alimentação complementar, juntamente com a amamentação, que deve seguir até os dois anos ou mais de idade”.

Ainda, para Aimée Carvalho, trazer esse tema para o debate é muito importante. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, os bancos de leite de Pernambuco estão com estoques baixos. Dos oito bancos de leite, só três têm estoques suficientes. “A situação compromete a alimentação de crianças prematuras ou abaixo do peso. Um dos casos mais sérios é o do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). A unidade está operando com 50% do volume necessário. Outras unidades também precisam de ajuda, como a Maternidade Professor Bandeira Filho que costumava realizar pasteurização do leite doado duas vezes por semana e agora só faz esse procedimento uma vez”.

A parlamentar lembrou também que a amamentação é a atividade mais natural e benéfica para o bebê com valores e vitaminas importantes no desenvolvimento das crianças. “Por isso, durante a semana, a Secretaria de Saúde do Recife junto com outras unidades de saúde do estado estão promovendo várias atividades de incentivo à amamentação, como palestras, orientações e incentivo ao aleitamento materno. Além de atividades educativas, sensibilização porta a porta com orientações e incentivo ao aleitamento materno, exposição de trabalhos, coleta de vidros e frascos para o armazenamento das doações de leite materno. Vamos incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais”.

 

Em 03.08.2015, às 16h25