Aimée Carvalho destaca alterações no Código de Trânsito

A partir desta terça-feira (1), passa a vigorar no Brasil a Lei Federal 13.281/2016, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Para destacar as mudanças – que incluem, principalmente, o reajuste no valor das multas – a vereadora Aimée Carvalho subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta tarde, durante a reunião plenária.

Em seu discurso, a parlamentar elogiou as alterações e se mostrou preocupada com a violência do trânsito no Brasil e no Recife. “A partir desta terça-feira, vai custar mais caro infringir as normas do Código de Trânsito em nosso país. O aumento no valor das multas varia de 52% a 66%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito em toda a América. São 23 mortes a cada cem mil habitantes. Em 2015, mais de duas mil pessoas morreram ou ficaram com sequelas por causa de algum acidente envolvendo carros, motos, ônibus ou caminhões na Grande Recife.”

Aimée Carvalho não deixou de falar sobre outras mudanças trazidas pela Lei 13.281/2016, como a recategorização de algumas infrações e o aumento do rigor das punições. “Usar o celular ao volante, por exemplo, agora é uma infração gravíssima, e não apenas média. No caso da alcoolemia, o condutor pode ser multado se recusar-se a fazer o teste do bafômetro, mesmo que não aparente estar visivelmente sob o efeito do álcool. No caso do celular, basta ser flagrado segurando ou manuseando o aparelho para ser notificado.”

A educação para o trânsito e o papel da Câmara do Recife para a melhoria do trânsito na cidade também foram ressaltados pela vereadora. Ela elogiou ainda o uso de equipamentos eletrônicos pela Prefeitura do Recife. “Medidas como essas são fundamentais para diminuirmos o número de mortes no trânsito. Junto à mudança na legislação, precisamos focar também na educação dos novos condutores, que devem chegar ao volante de forma consciente e segura. É necessário que, aqui na Câmara do Recife, trabalhemos para, em parceria com o Executivo, adotarmos medidas que proporcionem um transito mais seguro para todos nós.”

Em 01.11.2016, às 16h12