Aimeé Carvalho destaca Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz, comemorado nesta terça-feira, 16, foi tema do pronunciamento da vereadora Aimeé Carvalho (PSB). Ela lembrou que a voz é o instrumento de trabalho de 80% da população economicamente ativa e que a data foi criada para conscientizar sobre a importância da voz e dos cuidados que se deve ter para protegê-la.

Professores, cantores, atendentes de telemarketing, recepcionistas, artistas, jornalistas e políticos são alguns dos profissionais que precisam da voz para trabalhar. “São eles que mais sofrem com danos à voz, porque não cuidam dela como deveria. As pessoas só dão atenção à voz quando a perdem”.

A vereadora destacou que um dos principais vilões da voz é o consumo do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde ele é responsável por 97% das mortes por câncer de laringe em todo o mundo. O risco de um fumante desenvolver este tipo de doença é dez vezes maior do que uma pessoa que não fuma. São seis mil novos casos registrados por ano no Brasil, com 3.500 mortes. “Portanto, é preciso apagar esta ideia para que todos possamos soltar a voz com saúde e alegria”.

Aimeé Carvalho distribuiu maçãs no plenário, como forma de incentivar uma alimentação saudável. “Não só hoje, como em todos os dias, a recomendação para ter uma voz saudável é beber muita água e comer maçã, um alimento adstringente, limpa o trato vocal, e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras”.

 

Em 16.04.13, às 16h.