Aimée Carvalho destaca redução da fome no mundo

A vereadora Aimée Carvalho (PSB), subiu à Tribuna na tarde de hoje, 10, para repercutir a queda pela metade do percentual de pessoas com fome na América Latina de 1990 a 2013. A vereadora destacou que, em recente publicação da Agência Brasil (ABR), a implantação de políticas públicas bem-sucedidas em países da América Latina e do Caribe, como programas de transferências de renda e ações voltadas à agricultura familiar e ao trabalho decente, contribuiu para reduzir a fome e a desnutrição crônica infantil na região.

Ela ainda falou que de acordo o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional de 2013, lançado no dia 3 de dezembro, em Santiago (Chile), o percentual de pessoas com fome caiu de 14,7% em 1990 - 1991 para 7,9% em 2011 - 2013.Aimée Carvalho ressaltou que faltando dois anos para terminar o prazo fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, 16 dos 38 países da região, entre eles o Brasil, já alcançaram a meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas que sofrem de fome, considerando o período entre 1990 e 2015. “Os resultados alcançados até hoje, configuram bons motivos para que os países tenham esperança de verem totalmente erradicada a fome e a desnutrição no mundo”.

 A parlamentar citou que Além do Brasil, também conquistaram esse patamar a Argentina, Chile, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela entre outros países. “Esses países foram os que conseguiram os avanços mais expressivos na redução da fome no mundo nas últimas duas décadas”. Ela finalizou lembrando do trabalho do escritor pernambucano Josué de Castro que “dedicou a  vida no combate a fome e desenvolveu diversos temas de relevância para a Geografia e para a sociedade como um todo. Mas, certamente, a temática da fome foi a que mais tomou sua atenção e que acabou por torná-lo internacionalmente reconhecido”.

Em 10.12.2013, às 16h30.