Aimée Carvalho faz alerta para a violência contra idosos
“São dados que nos causam revolta e apreensão. Os maus-tratos vão da negligência, passam pela violência física e chegam à exploração financeira. No período, as denúncias atingiram 84 mil registros. Os casos vêm aumentando. Em um ano, cresceram 65%. Filhos e netos sobressaem entre os principais responsáveis pela violência. Segundo IBGE, 12,5% da população têm mais de 60 anos”, disse.
A parlamentar enfatizou o aumento da expectativa de vida das pessoas no Brasil. “De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o avanço da ciência aumentou a expectativa de vida das pessoas. No Brasil, praticamente dobrou o número de homens e mulheres com idade acima de 74 anos, se comparado ao número de habitantes com esse perfil na década de 40. Atualmente, temos cerca de 21 milhões de idosos no País. Em 2025, serão 32 milhões e em 2050, 70 milhões.
O Estatuto do Idoso também foi destacado pela vereadora Aimée Carvalho. "A legislação prevê várias políticas públicas de valorização aos idosos que, após dez anos de sua aprovação, ainda são desconhecidas entre os gestores públicos. Abrir a reflexão na sociedade sobre projetos com a finalidade de educação e valores para a formação de um cidadão ético é função de todos nós. Creio que um aspecto muito importante também a ser considerado é educar as crianças no que se refere ao respeito ao idoso. A escola tem que ensinar a importância e o legado dos que vieram na frente”, finalizou.
Em 03.09.14 às 15h45.