Aimée Carvalho faz alerta sobre estoque de sangue da Fundação Hemope

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) destacou no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 10, que a Fundação Hemope está precisando restabelecer seu estoque de sangue. A parlamentar lembrou que é necessário sensibilizar a população sobre a importância da doação. “O hemocentro precisa ampliar em pelo menos 15% o número de doação, que atualmente encontra-se com menos de 10%”.

Aimée Carvalho ressaltou que o estoque de sangue disponível na fundação são os tipos A positivo, A negativo, O positivo, O negativo, AB positivo e AB negativo que estão em estado crítico. Já o B positivo e o B negativo estão em alerta. “Como medidas para estimular o aumento do número de doadores foi revista à faixa etária para doação, passando da idade mínima de 18 para 16 anos, desde que com autorização do responsável, e a máxima de 67 para 69 anos. Os doadores precisam pesar no mínimo 50 quilos, estar descansados, ter se alimentado e portar documento oficial de identificação com foto”.

A vereadora disse ainda que a taxa de doação de sangue por habitantes no país caiu de 18,75 para 17,84 por mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde. “A queda está relacionada com o aumento da população sem que haja crescimento significativo no número de doações. É preciso destacar também a necessidade de tornar a doação um hábito, pois doar sangue é salvar vidas. Tem sempre alguém esperando esse seu ato de amor”.

Em 10.02.2015, às 16h30