Aimée Carvalho lembra Revolução Pernambucana

Nesta segunda-feira, 6 de março, se comemora os 200 anos da Revolução Pernambucana. Para saudar a data, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) se dirigiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária. A vereadora recuperou os momentos históricos da revolta e repercutiu uma solenidade que comemorou o bicentenário na capital.

Em seu discurso, Aimée Carvalho lembrou os pesados impostos que recaíam sobre a província de Pernambuco, uma das mais prósperas da colônia, à época da revolução. “Há 200 anos, Pernambuco viveu um momento único na história do Brasil, quando fez a revolução e, durante 74 dias, estabeleceu uma república livre da Coroa Portuguesa. A natural insatisfação com o governo, ampliada pela cobrança de novos impostos, alimentou e fortaleceu o ambiente intelectual, político e econômico que germinava no Recife e em Olinda, propício à descolonização. O governo provisório instalado declarou independência de Portugal e proclamou a república, além de decretar liberdade religiosa e de imprensa.”

A parlamentar descreveu a solenidade de comemoração da revolta, que ocorreu na Praça da República, e falou sobre outros eventos celebratórios que devem acontecer. “Após o hasteamento da bandeira, tivemos um desfile cívico e a colocação de uma coroa de flores na escultura que enfeita a Praça da República. Outras ações devem acontecer ao longo do ano, como a fixação de placas em locais de relevância para a Revolução, como o Forte do Brum. Um roteiro educativo e turístico, com visitas guiadas, será criado para visitar esses pontos da cidade que lembram os atos heroicos. Ações como estas são fundamentais para preservar a história e a luta do nosso povo.”

Em 06.03.2017, às 16h43