Aimée Carvalho propõe instalação do “botão de pânico” nos ônibus do Recife
O "botão do pânico" se trata de um dispositivo a ser acionado pelo motorista ou cobrador em caso de crimes como: assaltos, roubos, casos de violência contra os funcionários, ou entre passageiros, e destruição do veículo por vandalismo. A parlamentar já realizou duas audiências públicas para debater o tema com a sociedade e órgãos responsáveis pela mobilidade urbana.
De acordo com a vereadora, ao ser acionado, o botão vai emitir uma mensagem de pedido de socorro no letreiro do ônibus, com a palavra “perigo” e, simultaneamente, serão enviados os dados, por meio de GPS, à Central de Monitoramento da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS/PE), acionando a polícia que poderá se dirigir ao local onde o veículo está efetuando o flagrante ou realizando uma busca no perímetro em casos de fuga.
A proposição ainda explica que caberá à empresa desenvolvedora do sistema a manutenção mensal do dispositivo, a fim de assegurar-lhe o bom funcionamento. Também poderão ser realizados convênios para a criação, o desenvolvimento e o gerenciamento do mecanismo. Atualmente, a matéria legislativa está em tramitação, sendo analisada pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife.
Em 08.01.2018, às 10h56