Aimée Carvalho quer proibir venda do narguilé para menores de 18 anos no Recife

Mais uma vez, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) pediu que seja proibida a comercialização do cachimbo narguilé a menores de 18 anos no Recife. Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (11), ela falou sobre os males causados pelo uso do narguilé e defendeu o projeto de lei, de sua autoria, que aborda o assunto em questão.

De acordo com a parlamentar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os malefícios do cachimbo de água, como também é conhecido o narguilé, são mais severos que os do cigarro comum. “Os materiais usados nele, que tem diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão”.

O projeto de lei de nº 264/2017, que está em tramitação, caso seja sancionado, também impede a venda das peças que compõem o cachimbo, mesmo que separadamente. Nesse caso, o texto se refere às essências, o fumo, o tabaco, o carvão vegetal e qualquer outro acessório que leve ao uso do instrumento.

“Além disso, os estabelecimentos deverão fixar no seu interior placa de aviso em local visível, informando sobre a proibição. Dessa forma, as lojas que comercializarem o produto, só poderão vender os itens aos consumidores que comprovarem sua maioridade por meio de documento de identificação oficial com foto”, explicou a autora.

Em 11.12.2017, às 16h02