Aimée Carvalho registra Dia Nacional do Livro Infantil

Instituído no ano de 2002 em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi lembrada na tarde desta terça-feira, na Câmara, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) que também chamou a atenção para a questão da educação infantil.

“O Brasil possui quase dois milhões e meio de crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo “Todos Pela Educação” com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. O número representa cerca de 6% do universo total de alunos”.

Segundo a parlamentar, o número apresentado pela pesquisa é preocupante, principalmente porque afeta as crianças e jovens mais vulneráveis. “Eles estão fora das escolas por serem pobres ou deficientes, por exemplo. Já há algum tempo, o jornal Estado de São Paulo divulgou informações apontando que nada mata mais crianças no Brasil do que a ignorância. Nenhuma variável testada influi mais nas mortes na infância do que a falta de estudo dos adultos. A ignorância tem provocado mais mortes do que a falta de dinheiro, de água ou esgoto”, lamentou.

Aimée Carvalho enfatizou que o acesso ao conhecimento é um fator altamente positivo para as crianças. “Através da leitura, as crianças têm acesso ao conhecimento e passam a serem agentes transformadores nas comunidades onde vivem. Precisamos universalizar este acesso em nossa cidade e fazer com que cada vez mais crianças entrem nas salas de aula”.

Em 18.04.17 às 16h34.