Aimée Carvalho ressalta campanha sobre violência sexual de meninas

Promovida pela Plan Internacional Brasil, organização humanitária pelos direitos da criança e do adolescente, a campanha “Quanto custa a violência sexual de meninas” foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde de hoje,24. “A campanha tem o objetivo não só de mostrar, por meio de dados, que esses crimes ocorrem, mas também quebrar o tabu envolvido na questão e interromper o silêncio, que atrapalha as vítimas na hora de denunciar”, ressaltou a parlamentar.

No Brasil, de acordo com a vereadora,  cerca de 50 mil casos de estupro são denunciados todos os anos, mas estima-se que isso represente menos de 10% do total de casos. “Muitas pessoas que passam por essa situação não denunciam por medo de represálias, vergonha de se expor, e até mesmo por receio de serem culpadas ou tachadas pela violência sofrida. Este cenário é ainda pior quando se considera o universo infantil”.

Aimée Carvalho lembrou que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade dos casos acontece com meninas menores de 13 anos. “A maioria dos estupros não é cometida por desconhecidos. Os abusos geralmente acontecem dentro de casa e são realizados por conhecidos. E é preciso responsabilizar aquelas pessoas que praticam este ato!”.

A vereadora frisou que 70% das vítimas são crianças e adolescentes. E a maior parte da violência (67% dos casos) acontece dentro de casa, por parentes ou pessoas conhecidas “De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os cuidados com as crianças e adolescente devem ter prioridade absoluta e são de responsabilidade do Estado, da sociedade e das famílias. E não tema. Denuncie. Denunciando você estará contribuindo para o bem e um futuro sem lembranças traumáticas de nossas meninas".

Em 24.11.15 às 17h35.