Aimée Carvalho sugere proibição de narguilés para menores de 18 anos

O projeto de lei de número 264/2017 quer proibir a venda de cachimbos narguilés para menores de 18. Trata-se de um aparelho composto por um tubo e um recipiente que é preenchido por água perfumada e utilizado como instrumento de fumo. A proposta é da vereadora Aimée Carvalho (PSB) que na tarde desta quarta-feira (23), durante reunião plenária, defendeu a proibição. “É preciso proteger a juventude recifense. Temos histórias de adolescentes que estão se tornando fumantes cada vez mais cedo”.

De acordo com a parlamentar, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que o uso do narguilé pode provocar disfunção erétil, infarto, pneumonia e câncer de pulmão. “Essas são doenças causadas normalmente pelo cigarro. Uma sessão de narguilé equivale a fumar cerca de 100 cigarros, sem filtro algum”.

Aimée Carvalho relata que o compartilhamento do produto é um dos atrativos que desperta o interesse dos jovens. “Várias pessoas podem utilizar o equipamento ao mesmo tempo. A prática leva as pessoas a experimentar por necessidade de socialização. Um projeto semelhante a esse foi aprovado na Câmara de São Paulo e várias outras em todo Brasil estão fazendo o mesmo”. A vereadora acredita que proteger o jovem do contato com o narguilé é proteger o futuro de uma geração. “Espero que, passado o período de emendas, possamos discutir e aprovar este importante projeto”.

Em 23.08.2017, às 17h29