Alcides Teixeira Neto fala de sua ligação com Santo Amaro e de projeto urbanístico

O projeto Câmara nos Bairros levou a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (26) ao bairro de Santo Amaro, na região central do município. No Sesc Santo Amaro, os parlamentares votaram requerimentos, ouviram a população e realizaram debates. Na tribuna do evento, o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) fez um discurso para falar de sua ligação com o bairro. Ele também fez comentários sobre o projeto Santo Amaro Norte, que pode trazer mudanças urbanísticas para a Vila Naval e seu entorno.

Ao subir à tribuna, o parlamentar citou a relação com Santo Amaro que herdou de seu avô, o ex-deputado estadual Alcides Teixeira. “Santo Amaro é um bairro histórico que vive a política no sangue. Eu preciso agradecer a todos os que estão aqui e saíram de seus lares para conhecer o trabalho dos vereadores daquela Casa que está de portas abertas. Viemos da nossa primeira campanha a vereador, trazendo a história política que carrego do saudoso deputado Alcides Teixeira, que fez muito por Pernambuco e levou o nome de Santo Amaro aos quatro cantos do Estado. Na campanha, fui às ruas, bati nas portas e pude olhar nos olhos da população e dizer que ia construir um novo jeito de fazer política e estar junto ao povo do Recife – e, em especial nesta tarde, junto ao povo de Santo Amaro. É o melhor bairro do Recife, por estar dentro de tudo.”

Alcides Teixeira Neto frisou a necessidade de priorizar a vontade da população em projetos como o da Vila Naval. “Santo Amaro tem grandes embates, como o Santo Amaro Norte. Buscaremos diálogo para que não levem o que conquistamos. Precisamos de interlocução com os outros vereadores porque é na Câmara que vai ser decidido esse grande projeto. Primeiro o povo, depois o Poder Público e, por último, as empresas que vêm construir espigões.”

Diversos vereadores fizeram apartes ao discurso de Alcides Teixeira Neto. Um deles foi o vereador Ricardo Cruz (PPS), que elogiou o projeto Câmara nos bairros e a atuação dos parlamentares ligados a Santo Amaro. “É uma nova experiência participar de uma reunião plenária fora da Câmara, em especial no bairro onde Vossa Excelência tem uma história. Quero parabenizar à Câmara Municipal e a todos os vereadores por essa nova forma de fazer política, junto ao povo. Esse contato é muito importante.”

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) também elogiou a realização do projeto Câmara nos Bairros. “Eu queria parabenizar ao presidente Eduardo Marques e a toda a Comissão Executiva pela iniciativa aqui no bairro de Santo Amaro, e pela coragem e determinação de mostrar ao povo do Recife que a Câmara vai às ruas. Quero agradecer também ao povo de Santo Amaro por estar aqui hoje.”

O aprofundamento da participação popular na Câmara foi o tema do aparte do vereador Jayme Asfora (PMDB). “Eu queria elogiar a mesa, em especial a figura do presidente Eduardo Marques, que vem fazendo uma gestão inovadora e preocupada com o momento em que vivemos. Sou autor do projeto de resolução nº 38/2017, que consolida a Tribuna Popular. É a possibilidade dos eleitores, uma vez por mês, usar a tribuna da Câmara em um pedaço da reunião e falar de suas críticas e sugestões. Isso institucionalizaria um canal de comunicação com a população na Câmara.”

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) teceu elogios a Alcides Teixeira Neto por sua atuação política. “Vossa Excelência dá uma goleada de conhecimento. Falou de seu bairro e do valor que tem para a comunidade ver os vereadores trabalhando em prol da população e dando atenção ao povo. Vossa Excelência representa muito bem o Recife.”

Também ligado ao bairro de Santo Amaro, o vereador Marcos di Bria (PSDC) falou sobre unir forças pela comunidade. “Vamos trabalhar em prol dessa comunidade que merece. Seremos fortes para que o nosso bairro saia das páginas dos jornais e se insira na sociedade."

Os comentários de Marcos di Bria (PSDC) motivaram elogios por parte do vereador Aderaldo Pinto (PSB). “Política se faz assim, com união. Nas urnas, quando chegar lá, cada um faz o seu. Santo Amaro está em paz porque tem dois representantes que vieram para ficar.”

Em 26.09.2017, às 17h06

registrado em: 1reuniaocmnosbairros