Alimentação saudável e combate ao câncer são destacados por vereadora

A preocupação com a alta incidência de câncer no Brasil foi tema do pronunciamento da vereadora Aimee Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 09, que aproveitou, ainda, para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia anterior. “Observamos que muitas vezes, a causa da doença pode estar relacionada com a alimentação”, afirma a parlamentar. Ela é autora do projeto de Lei 45/ 2013 que está tramitando na Câmara do Recife e dispõe sobre a campanha adote uma horta.

A medida, explica a vereadora, prevê o incentivo  à prática e cultivo de culturas saudáveis nos estabelecimentos de ensino. “A ideia é estabelecer parceria com a iniciativa privada para a doação de sementes. Os produtos cultivados na escola poderão ser  usados na merenda, formando uma cadeia de benefícios tanto para os alunos, quanto para o poder público e iniciativa privada que aliará a marca à questão social”, ressaltou,  enumerando as qualidades dos alimentos orgânicos.

A vereadora Aimee Carvalho afirmou também que sua preocupação tem bases em estudos, a exemplo do  realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimando para o ano de 2012 que o câncer de próstata lideraria o ranking dos novos casos, seguido pelo câncer de mama. “No Recife, chama a atenção os números de câncer infantil em que o tipo mais comum é a leucemia”.

Além de ressaltar a importância da construção do Hospital da Mulher  e das Upinhas 24 horas que, segundo a vereadora, trabalharão no diagnóstico precoce da doença, ela fez sugestões à Comissão de Saúde da Casa. “Sugiro ao presidente da Comissão, vereador Rogério de Lucca (PSL), uma visita aos hospitais que trabalham com pacientes de neoplasia para que possamos  contribuir com políticas públicas mais favoráveis”.

Em 09.04.2013, às 20h.

registrado em: aimee carvalho