Aline Mariano cobra repasse de verba para Casa da Estância

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou na Câmara do Recife o repasse de verbas prometido pela primeira-dama da Cidade, Marília Bezerra, para a Casa da Estância - que atende crianças e adolescentes do sexo feminino com idades entre 7 e 18 anos - e para o Hospital Maria Lucinda. O dinheiro viria da arrecadação feita com a venda dos ingressos do Baile Municipal. “A verba até agora não chegou a estas entidades. Há informações de que o baile bateu recordes, lembrando que ano passado foram arrecadados cerca de R$ 500 mil”.

Na visita que fez à entidade, Aline constatou as más condições em que se encontra a casa. “Estou fazendo um pedido de informação para saber a razão da demora. Enquanto a verba não chega, as meninas dormem em colchão de espumas, a casa tem móveis velhos e até comida estava faltando. Visitei também o Hospital Maria Lucinda e fui informada que deveria ter recebido 30% da arrecadação, o equivalente a R$173 mil, para a construção de uma UTI pediátrica, mas até agora este dinheiro não foi entregue”.

Inácio Neto (PTN) ressaltou que as compras da casa são feitas para a semana e o dinheiro arrecadado no baile não chegou porque a Prefeitura está comprando um imóvel novo, em melhores condições e maior. Mas Aline argumentou que o imóvel já é da Prefeitura e a promessa foi de fazer uma reforma.

A doutora Vera Lopes (PPS) concordou com Aline e lembrou que corre atrás de leitos para pacientes nos hospitais, enquanto isso a reforma da UTI do Maria Lucinda não é feita. Já Luiz Eustáquio (PT) lembrou que é papel do vereador fiscalizar. Para ele não adianta fazer colocações sem ter as informações completas.

Na opinião do vereador Jairo Britto (PHS) o plano de execução de uma receita arrecadada pode variar de acordo com a melhor aplicação. “Não há problema se houve mudança de plano, desde que o dinheiro seja aplicado. O plano de execução desta receita já estava definido há muito tempo. O prefeito vai entregar na próxima semana o valor destinado ao Hospital Maria Lucinda. Quanto à casa nova, ela já está sendo procurada”.

Jurandir Liberal (PT) esclareceu que o PT discutiu o nepotismo e optou por tirar da primeira-dama a incumbência de gerenciar a assistência social. “Esse papel passou a ser da nova Secretaria de Assistência Social. Logo, do ponto de vista da organização e arrecadação o Baile está perfeito, mas a utilização dos recursos deve acontecer respeitando uma série de procedimentos. A secretária Karla Menezes é uma pessoa séria e dedicada e sei que irá usar este dinheiro da forma correta”.

Em 28.04.10, às 18h15.