Aline Mariano anuncia Reunião Pública em defesa dos mercados públicos

Preocupada com a situação dos mercados públicos no Recife, a vereadora Aline Mariano (PSDB), anunciou, durante a Reunião Plenária desta segunda,14, a realização da primeira reunião pública da Frente Parlamentar em Defesa dos Mercados Públicos. “A reunião está agendada para o dia 6 de maio e os convites já estão sendo enviados para os membros da Frente e para representantes da Prefeitura, do Ministério Público e dos permissionários dos mercados. A ideia de criar essa Frente, que tenho a honra de presidir, surgiu após uma audiência pública que realizei em maio de 2013, pouco antes de sair de licença maternidade. Percebemos que havia a necessidade de formalizar um grupo interdisciplinar e suprapartidário para debater o tema, e unificar as pessoas interessadas em construir um trabalho conjunto de recuperação e valorização dos mercados. Como membros da Frente, temos também os vereadores Luiz Eustáquio (PT), Eriberto Rafael (PTC), Michelle Collins (PP), Romerinho Jatobá (PR), Estéfano Menudo (PSB) e Henrique Leite (PT)”, disse.

Um dos problemas detectados pelos usuários, segundo Aline Mariano, seria a falta de estacionamento. A parlamentar ainda fez uma comparação com o mercado de São Paulo. “Uma reclamação recorrente nos espaços visitados é a queda no movimento causada pela falta de locais onde estacionar os carros. Este é um ponto básico. Todo o centro de compras que se preze e que deseje manter um bom movimento, precisa oferecer opções de estacionamento. O mercado municipal de São Paulo, por exemplo, um dos principais e mais conhecidos do país, conta com acesso fácil via ônibus, metrô e metrô leve (o antigo fura-fila); além de possuir um estacionamento com 300 vagas no sistema zona azul, 22 vagas de estacionamento para bicicletas e vasta oferta de estacionamentos particulares”, disse.

Aline Mariano frisou que é preciso construir um plano de ação respeitando as especificidades de cada local e lamentou os problemas existentes nos mercados. “Temos mercados onde o forte é o comércio de alimentos. Outros, como o mercado de São José, tem como ponto forte a venda de artesanato de qualidade. Já espaços como o mercado da Boa Vista, são apreciados por quem gosta de boemia, cultura e comida regional. Para se pensar em melhorias, é preciso observar este tipo de detalhe e levá-lo em consideração durante o planejamento das ações. A limpeza, manutenção e conservação dos mercados também são um grande problema que afligem permissionários e clientes. Mesmo em espaços com grande potencial turístico, como o mercado de São José, o mau cheiro e a falta de cuidados são evidentes. O Recife não pode mais esperar essas melhorias. Os mercados públicos são mais do que espaços de compras, são parte importante da história e da cultura da cidade. E precisam ser valorizados urgentemente. Estendo aos demais colegas, que não integram a frente, o convite para participar de nossa reunião pública no dia seis de maio. Todos são bem vindos. E toda a contribuição é legítima e necessária”, disse.

 

 

Em 14.04.14 às 16h28.