Aline Mariano apresenta projetos contra bullying

O problema do bullying no ambiente escolar preocupa a vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo na Câmara do Recife. Recentemente, a parlamentar apresentou ao Legislativo municipal dois projetos de lei que visam prevenir e combater possíveis comportamentos hostis e a violência física e psicológica nas escolas. Dentre as iniciativas, está a instituição do Abril Laranja no calendário oficial.

Segundo a justificativa projeto de lei nº 154/2017, o Abril Laranja deve ocorrer nesse mês por conta do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, que acontece no dia 7 de abril. Na proposta, a cor laranja é apontada como elemento simbólico e visual da campanha.

De acordo com o texto do projeto, “a instituição do Abril Laranja visa promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência.” Além dos alunos, a iniciativa deve envolver comunidade, pais, professores e demais profissionais de educação.

No projeto de lei de nº 153/2017, Aline Mariano busca estabelecer as medidas de conscientização, prevenção e diagnose do bullying nas escolas do município. A proposta especifica ainda os cuidados que as entidades de ensino devem ter em relação ao trote e ao cyberbullying, que é o uso de tecnologias de informação e comunicação para práticas hostis.

Além de determinar objetivos e atividades a serem feitas no combate ao bullying, o projeto ressalta que devem ser estimuladas “ações de solidariedade e cooperação entre os alunos, calouros e veteranos, e a comunidade, objetivando a criação da cultura do trote solidário.” Na justificativa da proposição, Aline Mariano destaca a necessidade de se adotar uma postura proativa em relação ao problema. “Quando não há intervenções eficazes contra esses tipos de atos, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo.”

Em 11.07.2017, às 10h27