Aline Mariano cobra explicações sobre obras sem conclusão
De acordo com o levantamento feito por Aline Mariano, a obra do viaduto Capitão Temudo que liga a Avenida Agamenon Magalhães à zona sul, orçada em R$ 31,7 milhões começou com seis meses de atraso em 2008. O prazo de conclusão era de dezoito meses, mas ainda está em andamento. O parque Dona Lindu começou a ser construído em 2007 e só deve ser entregue no final deste mês. As obras da Avenida Norte para implantação de ciclovia, baias de ônibus, canteiro central e novas calçadas, iniciadas há três anos, também não foram concluídas.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, explicou caso a caso os atrasos. Ele afirmou que houve demora em processos de desapropriação e obstáculos técnicos como a presença de adutoras da Compesa nos locais das obras e até dificuldades em transpor a linha do metrô (Capitão Temudo), a necessidade de remoção de postes da Celpe (Avenida Norte), além de paralisações por ordem judicial e escassez de equipamentos específicos (Dona Lindu). “Não estamos negando que houve atraso, mas há razões concretas para que essas obras ainda estejam em andamento”, disse Schvartz.
A secretária Especial de Gestão e Planejamento, Eveline Labanca, garantiu que todas as obras estão sendo executadas de acordo com os padrões técnicos necessários. “Existem dificuldades, mas elas não prevalecem. Com atrasos ou não as obras estão sendo entregues”, afirmou. Já o inspetor de obras públicas do Tribunal de Contas do Estado, Artur Nogueira, criticou a falta de planejamento. “Existe uma incapacidade de planejar. A fase de projeto não é valorizada. Enquanto não se qualificar a elaboração dos projetos a gente vai continuar discutindo o atraso de obras”, alertou Nogueira.
Os vereadores Maré Malta (PPS), Marília Arraes (PSB) e Sérgio Magalhães (PTC) participaram da audiência pública. O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), parabenizou a URB “por conseguir acompanhar tantas obras com uma equipe de engenheiros tão reduzida”. E o vereador Josenildo Sinésio (PT) destacou que a reunião foi uma oportunidade para o governo mostrar o que tem feito. “Esta audiência pública é uma constatação de que a cidade está em desenvolvimento com obras por todos os cantos”, disse.
Durante o encontro, ficou definida que será formada uma comissão conjunta de vereadores e representantes do TCE para fazer uma inspeção com técnicos do Tribunal nas obras em andamento. "Não fiquei satisfeita com esta audiência porque esperava que a prefeitura entregasse um documento oficial com as datas de conclusão de cada obra. e a única confirmação foi a inauguração do Parque Dona Lindu, dia 26 de março", ponderou Aline.
Em 16.03.2011, às 12h30.