Aline Mariano comemora votação de plano de cargos do apoio ao magistério

“Hoje é um dia de avanços.” Foi assim que a vereadora Aline Mariano (PP) definiu a reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (04) em um discurso realizado na tribuna da Casa de José Mariano. O motivo que levou a parlamentar a se pronunciar no plenário foi a inclusão, na ordem do dia, do projeto de lei do Poder Executivo nº 13/2018, que cria o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV) do grupo ocupacional de apoio ao magistério. Votada em primeira e segunda discussões, a matéria foi aprovada pelos vereadores.

Integrado pelos cargos Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI), Agente Administrativo Escolas (AAE) e de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), o grupo afetado pelo plano é composto por cerca de 1200 servidores da Prefeitura. Em sua intervenção, Aline Mariano lembrou que acompanha a luta da categoria desde o começo da construção do plano. “Quando fui procurada pelos ADIs, promovemos algumas audiências públicas. Essa iniciativa hoje se consolida como uma luta de todos que fazem parte da educação. Estamos qui para comemorar esse passo que foi dado, mas precisamos avançar ainda mais.”

Em 2014, a parlamentar apresentou à Câmara o projeto nº 64/2014, que buscava incluir os ADIs no plano do grupo ocupacional do magistério – a categoria que abarca os cargos dos professores. De acordo com ela, as discussões penderam para a necessidade de apresentação de um projeto feito pela própria Prefeitura, o que resultou no projeto de lei do Executivo nº 13/2018.

Segundo Aline Mariano, entretanto, a proposta original trazia elementos que ainda precisam ser concedidos ao grupo de apoio ao magistério. Esses pontos deverão ser levados à Secretaria de Educação do Recife na próxima sexta-feira (06). “A pauta que está no nosso projeto e que foi uma indicação dos ADIs tem algumas particularidades e avanços. Na próxima sexta-feira, vou estar em uma audiência com o secretário Alexandre Rebêlo para que a gente faça o justo reconhecimento pelo projeto. Mas vamos pontuar algumas dessas iniciativas e fazer um pacto para avançar ainda mais.”

Em 04.07.2018, às 11h50