Aline Mariano defende Teste do Coraçãozinho obrigatório em recém-nascidos

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife pode tornar obrigatória a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos atendidos nas maternidades do município. Mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, o exame auxilia na identificação de doenças cardíacas congênitas que podem colocar a vida das crianças em risco. O projeto, de nº 119/2018, foi proposto pela vereadora Aline Mariano (PP).

Na justificativa que acompanha a matéria, a parlamentar explica como o Teste do Coraçãozinho funciona. Caso seja aprovada, a nova lei vai determinar sua realização após as primeiras 24h de vida do bebê. “A oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24h de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.”

Segundo Aline Mariano, a oximetria de pulso não é capaz de revelar todos os casos de cardiopatias congênitas, mas é uma ferramenta importante de auxílio no diagnóstico dessas doenças. “Ao ser detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada”, explica.

O projeto de lei nº 119/2018 já recebeu um parecer positivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Após a análise das outras comissões temáticas da Casa, a proposta será incluída na pauta para votação em plenário.

Em 16.01.2019, às 11h03