Aline Mariano diz que conselheiro tutelar é impedido de visitar abrigo

A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou durante a reunião desta segunda-feira, 28, que um conselheiro tutelar que a acompanha em visitas às Casas de Acolhida mantidas pela Prefeitura do Recife, foi impedido de entrar e ainda recebeu ameaças. A ordem, segundo Aline Mariano, teria sido dada pela Diretora do IASC, Edna Granja. “Nosso papel é fiscalizar e disso não vamos abrir mão. Hoje vou continuar minhas visitas a outras unidades. Mas considero este ato arbitrário”.

De acordo com Aline Mariano, esta seria a milésima vez que denuncia problemas na rede social do Recife, especialmente no que se refere aos IASC. Ela lembrou que na semana passada denunciou a junção de perfis diferentes em uma mesma casa de abrigamento. Foi o caso da Andaluz e da Rosa de Luz, onde mães adolescentes com bebês ficam juntas com adolescentes viciadas em drogas. “Houve inclusive um incidente nessas casas. Adolescentes atearam fogo”.

A vereadora frisou ter sido informada que estas questões eram pontuais e emergenciais, no entanto, passaram-se mais de dois meses sem providências. Segundo ela, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe este tipo de ação. “Estou produzindo um relatório sobre minhas visitas e toda situação encontrada. Este documento será protocolado pelo Ministério Público, pois considero tudo isso uma irresponsabilidade da Prefeitura”.  

Em 28.03.11, às 17h32.