Aline Mariano homenageia mulheres em solenidade na Câmara

Homenagear as mulheres que se destacam na sociedade recifense. Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife promoveu, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (MDB), uma reunião solene nesta quarta-feira (7), no plenário da Casa de José Mariano, para a entrega do Prêmio Mulher em Destaque. A solenidade, que foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher – data celebrada no 8 de Março – contou com a presença de mulheres de diversos ramos profissionais, como artistas, juristas, atletas, jornalistas e empresárias.

Em seu discurso, Aline Mariano ressaltou que o Prêmio busca a reafirmação da força feminina na sociedade e destacar conquistas. Foram homenageadas 30 mulheres nesta quarta-feira. “Essa é a nossa terceira legislatura na Câmara Municipal do Recife e a terceira edição do prêmio, que vem agraciando figuras femininas que contribuíram ou contribuem por uma sociedade mais justa e igualitária, portanto, merecem essa honraria pela sua atuação. É uma forma de reconhecimento e incentivo à autonomia de mais mulheres, por meio de seus exemplos.”

A parlamentar teceu críticas ao machismo que persiste na sociedade – inclusive com o baixo número de mulheres nos espaços de poder – e os índices de violência contra a mulher. Outro ponto abordado pela vereadora foi o desafio representado pela presidência da Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Mulher, criada recentemente na Câmara. “A luta das mulheres é antiga. Tivemos avanços, conquistamos a cada dia novos espaços, mas reconhecemos que a tão sonhada Igualdade de Direito é algo que ainda perseguimos. Temos que juntar esforços para garantir a redução da desigualdade dos gêneros, mas também para reduzir a miséria e pobreza para, assim, garantir a autonomia econômica das brasileiras. Aqui nesta Casa fui eleita para presidir a Comissão Especial em Defesa dos Direitos da mulher. Esperamos que essa iniciativa possa ser replicada nas demais Câmaras Municipais do Estado de Pernambuco.”

Durante a reunião, também discursou a Secretária de Estado da Mulher, Sílvia Cordeiro. Ela lembrou a realização do 2º Encontro Nacional das Mulheres Bombeiras, citou datas importantes lembradas em 2018 e frisou a importância do Dia da Mulher. “O ano de 2018 foi um ano muito emblemático. Estamos comemorando os 50 anos da Primavera de 68, quando a juventude foi às ruas pedir liberdade sexual e condições de vida. Temos um emblemático 30 anos da nossa Constituição Cidadã. Na nossa Carta Magna, nos igualamos ao homem e passamos a ter a chefia das nossas casas. Ainda vão acontecer várias comemorações ao Dia da Mulher neste ano. É um dia que tem sentido emancipatório, de políticas por direitos das mulheres. É um dia que precisamos lembrar com muita alegria.”

Para a Secretária Municipal da Mulher, Cida Pedrosa, “Nós estamos no século XXI e ainda precisamos vir à tribuna dizer que é preciso respeitar os direitos da mulher. Gostaria que esta fosse apenas uma data comemorativa, mas ela é uma data de luta. Não conseguimos, ainda, garantir todos os direitos para a mulher. É por isso que nós, juntas, precisamos nos irmanar. E, a partir da construção de novas identidades masculinas que respeitem as mulheres, dar um salto civilizatório. Enquanto as mulheres não forem livres e felizes, este mundo não será feliz.”

Em uma quebra de protocolo, a homenageada Verônica Azevedo fez um pedido: a preservação do casarão e da estátua de Clarice Lispector, localizadas na praça Maciel Pinheiro. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB) e contou com o acompanhamento musical de uma das homenageadas, a cantora Dinah Santos.

 

Confira os nomes das homenageadas:

ANA CLÁUDIA ELOI (JORNALISTA)

BEATRIZ CASTRO (JORNALISTA)

BRANCA ALVES (JORNALISTA)

CARLA CYBELLE FREIRE LINS (ODONTÓLOGA)

CAROL BRITO (JORNALISTA)

CAROLINE RANGEL (JORNALISTA)

CRISTINA MENEZES (QUÍMICA)

DINAH SANTOS (CANTORA)

ISMAELA SILVA (JORNALISTA)

JUMARIANA OLIVEIRA (JORNALISTA)

KAROLINA FERNANDES (JORNALISTA E PROFESSORA)

KATIA GEORGINA (GESTORA DE PROJETOS DO SEBRAE)

LUCIANA MACIEL DANTAS (PROMOTORA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO)

MARCELA BALBINO (JORNALISTA)

MARGARIDA CANTARELLI (PRESIDENTE DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS)

MARIA ANGELA DANTAS (CRIADORA DA ASSOCIAÇÃO DE FAMÍLIAS PARA O BEM ESTAR E TRATAMENTO DA PESSOA COM AUTISMO – AFETO)

MARIA BERNADETE LOPES (FUNDADORA DO PROJETO QUILOMBO)

MARIA DE FATIMA XAVIER (ESTILISTA)

MARIA JOSÉ VILAÇA (EMPRESÁRIA)

MARINA SIMÕES (JORNALISTA)

MOSANA RODRIGUES CAVALCANTI (TURISMÓLOGA E IDEALIZADORA DO PROJETO PRAIA SEM BARREIRAS)

NATALLI BORBA BRANDI (DEFENSORA PÚBLICA)

NISE PEDROSO LINS DE SOUSA (DESEMBARGADORA DO TRT)

PRICILLA AGUIAR (JORNALISTA)

ROCHELLI DANTAS (JORNALISTA)

ROSEANA AMORIM (DIRIGENTE DE EMPREENDEDORISMO DO MOVIMENTO MULHERES DO BRASIL)

SUELY GUIMARÃES (ATLETA PARAOLÍMPICA)

VERÔNICA AZEVEDO (DELEGADA E DOCUMENTARISTA)

WILKA PINTO VILELA (JUÍZA)

YSOLDA CLAUDIA COUTINHO (ECONOMISTA)

 

Em 07.03.2018, às 18h01