Aline Mariano lamenta situação de crianças no Canal do Arruda

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à Tribuna da Casa, hoje, 5, para repercutir matéria publicada no Jornal do Commercio a qual denunciou a rotina de três meninos de Saramandaia, que catam latas de alumínio em meio ao lixo do Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife. “Quero, no dia de hoje, deixar aqui a nossa indignação, especialmente como presidente da Comissão de Direitos Humanos. O título do texto, “Um Mergulho no Absurdo”, é algo que nos entristece muito. É um retrato da degradação social e, infelizmente, já é destaque na Folha de São Paulo e nos jornais internacionais também.”, disse.

A parlamentar lembrou os debates realizados na Casa sobre a questão, e ainda frisou que as crianças deveriam ser protegidas e não estarem trabalhando. “Lembro dos debates na Câmara, pedido do CPI no lixo para que a gente pudesse resolver a questão dos resíduos sólidos. É um quadro igual ao Muribeca, que tanto combatemos. São resíduos que não tem solução final e as crianças estão mergulhadas na lama e no lixo. A requalificação do canal do Arruda foi anunciada pelo prefeito. No entanto, já são 10 meses de gestão e não aconteceu ainda.Nós  devemos observar que temos, pela frente, um desafio muito grande que é combater o trabalho infantil. São crianças que trabalham, mas não deveriam estar trabalhando. Deveriam estar sendo acompanhadas, com projeto de vida. Não existe investimento na área social e   deveríamos oferecer as mínimas condições.  É algo que nos emociona, constrange e nos deixa desapontados”, disse.

O vereador Marco Aurélio (Solidariedade), no entanto, discordou de Aline Mariano, em relação à limpeza do canal do Arruda. “Concordo em parte com o discurso da vereadora, mas faço questão de ressaltar que o canal foi limpo duas vezes já esse ano. A prefeitura faz a parte dela.”, disse.   

Em 05.11.13 às 17h25.