Aline Mariano presta homenagem ao padre salesiano Sérgio Lúcio
A solenidade foi presidida pela própria vereadora proponente do requerimento, que compôs com a mesa com os padres Antenor de Andrade, Anderson Avelino e Eudes Barreto. Aline Mariano leu um breve histórico do padre Sérgio Lúcio e disse que ele fez seus estudos fundamentais e médio no Colégio Dom Bosco, de Manaus. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília/DF e Teologia em Manaus. É radialista e concluiu, em 1999, Mestrado em Comunicação Social pela Università Ponticia Salesiana, em Roma (Itália), título que foi validado no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na evangelização de Manaus, na Paróquia de São José Operário; em Porto Velho (RO), como vice diretor e coordenador da Pastoral Escolar do Colégio Dom Bosco; em Ubatuba (SP), foi pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças; em São Sebastião (SP), na Igreja Matriz de São Sebastião; e coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de Caraguatatuba (SP).
Ainda segundo a vereadora Aline Mariano o padre Sérgio Lúcio criou, em 2000, a Novena da Bênção de São José, em Manaus, que reunia, todos os dias 19 do mês, numerosos católicos para uma celebração querigmática de fé e evangelização. Em moldes semelhantes, em 2008 fundou a Novena de Nossa Senhora das Graças, no Sertão da Quina, em Ubatuba/SP. Em 2010, criou a Novena da Bênção de S. Sebastião, que a cada dia 20 do mês reunia multidões dentro e fora da Igreja Matriz. Hoje, na Basílica do Sagrado Coração, em Recife, há a Novena da Divina Misericórdia, que todas às quartas-feiras congrega centenas de pessoas no Santuário do Salesiano.
“Por todas as paróquias por onde passou, padre Sérgio Lúcio também fortaleceu o atendimento social à população mais carente, sobretudo pela fundação da Cáritas Paroquial, que presta atendimento alimentar e formativo para jovens de baixa renda. No
Recife e Jaboatão dos Guararapes, por meio da Basílica, ele tem dado assistência a muitos que precisam. Mais de 80 famílias cadastradas estão sendo alimentadas; alunos de baixa renda estão recebendo apoio, através da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão; e 200 alunos do Oratório Dom Bosco, bairro do Cucuruto, Jaboatão Velho, têm curso profissionalizante de informática. Por todo este belíssimo trabalho social, pela pessoa cristã que é, e tudo que tem feito na igreja e pelos fiéis, não poderia deixar de fazer justa homenagem a este amazonense que tem causado uma transformação espiritual na vida de tantos pernambucanos, através da sua fé e amor em Deus”, afirmou a vereadora Aline Mariano.
Ela disse que o padre é um vocacionado. “Sentir a dor do outro não é fácil, o sacerdócio não é fácil. E o mundo está precisando cada vez mais de solidariedade. O senhor é um líder que trabalha com a ajuda de todos para servir aos mais necessitados. A Igreja precisa do que o senhor tem feito. Todos precisamos, inclusive nós que somos agentes políticos, precisamos da atuação do trabalho social das igrejas, das fundações, das Organizações não Governamentais”. Ela justificou que, na condição de vereadora, é muito criteriosa para prestar homenagens na Câmara Municipal, o que a levou a acompanhar de perto e estudar o trabalho que o padre vem realizando no Recife. “O seu legado serve de referência. É preciso registrar e aplaudir”, concluiu.
Após receber a homenagem, o religioso fez o discurso de agradecimento. “Agradeço a homenagem que vem pelo meu nome, mas sobretudo agradeço em nome da nossa Comunidade Salesiana e dos fieis da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, que são os verdadeiros atores de todo o bem que estamos fazendo nesses anos de gestão do reitorado de nossa Basílica. É motivo de grande prazer a nossa comunidade de fé, da Basílica, ser uma igreja que vive na integralidade o Evangelho de Cristo”, afirmou o padre. Ele acrescentou que “a fé sem obras é morta” e que procura praticar obras de caridade, das quais fazem parte algumas iniciativas citadas pela vereadora. “Obrigado a Deus, Nosso senhor Jesus, pela força, luz, saúde e sabedoria que nos tem dado para levarmos a frente essa obra que é Dele, gerando luz e salvação para todos os que nos procuram”, comentou.
Padre Sérgio Lúcio também agradeceu à vereadora Aline Mariano, que “identificou esse movimento em nossa Basílica”, ao padre Nivaldo Pessinatti, inspetor salesiano; e aos “irmãos salesianos da Inspetoria SLG e da nossa Comunidade do Sagrado Coração, pela união e fraternidade na missão”. Agradeceu, ainda, aos amigos da Basílica, aos leigos e leigas colaboradores que “junto comigo têm sustentado concretamente as ações de evangelização e caridade que temos realizado”. Toda a solenidade foi acompanhada pelo músico Orlando Sérgio.
Em 12.09.2018, às 19h40.