Aline Mariano propõe criação de estacionamentos para bicicletas

No momento em que cresce o estímulo para a mobilidade diária da população através das bicicletas, no Recife, a vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou projeto de lei, o de número 24/2013, que propõe a criação de locais para estacionamento de bicicletas, como apoio e incentivo de uso a esse modal de transporte. A matéria está sob análise de quatro comissões temáticas – a de Legislação e Justiça; a de Defesa dos Direitos Humanos; de Finanças e Orçamento; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e a de Segurança Pública – para emissão dos pareceres.

O projeto de lei diz que os estacionamentos deverão ser criados em terminais e estações de transferência de passageiros, em edifícios públicos municipais ou locais em que funcione qualquer órgão público municipal, nas indústrias, escolas, centros de compras, supermercados, condomínios, parques e outros locais de grande afluxo de pessoas. E faz uma diferenciação: o bicicletário é o local destinado para estacionamento de longa duração de bicicletas e poderá ser público ou privado; já o paraciclo é o local destinado ao estacionamento de bicicletas de curta e média duração em espaço público, equipado com dispositivos para acomodá-las.

A vereadora Aline Mariano, na justificativa, disse que objetivo principal do projeto é promover o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, não poluente e saudável no Recife. “Os nortes da modernidade urbana apontam para a necessidade de adequação dos espaços públicos para o uso da bicicleta como meio de transporte, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários”, afirmou.

Ela entende que a instalação dos estacionamentos dependerá de critérios que levem em conta a questão da segurança. “A segurança do ciclista e do pedestre é condicionante na escolha do local e mesmo para a implantação de bicicletários”, prevê o projeto, que também estabelece que o Poder Executivo deverá estimular a implantação de locais reservados para bicicletários, em um raio de cem metros dos terminais de ônibus do transporte coletivo, além do local existente no próprio terminal.



Em 13.05.2013, às 11h25.