Aline Mariano quer associações ouvidas em projeto habitacional

A destinação do conjunto habitacional Encanta Moça, que será construído no terreno do antigo Aeroclube, foi tema de um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) nesta terça-feira (28), na Câmara do Recife. Na tribuna da Casa, a parlamentar defendeu que o projeto leve em consideração as associações do bairro de Brasília Teimosa que lutam pela política habitacional da cidade. Ela disse que vai solicitar a realização de uma audiência pública sobre o tema no Legislativo municipal

A perspectiva da Prefeitura para o projeto é construir 600 unidades para famílias da região que vivem em palafitas. Em seu discurso, entretanto, Aline Mariano lembrou que entidades como a Associação de Ação Comunitária de Brasília Teimosa e a União de Moradores de Brasília Teimosa possuem um histórico de cobranças por estudos, solicitações e reuniões que visavam diminuir o déficit de moradias da área.

“Todos esses acontecimentos que relatei mostram o quanto a comunidade de Brasília Teimosa tem trabalhado para conseguir vagas no residencial do Aeroclube. É importante fazer esse relato e dizer que Brasília Teimosa não pode ficar fora do projeto”, disse a vereadora. “A associação do bairro é a mais antiga na luta pelo residencial e merece ser ouvida. Queremos que a comunidade esteja dentro da reserva do cadastro da Prefeitura do Recife para que possa ser contemplada no programa de moradia popular”.

Em um aparte, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) refletiu sobre o problema das ocupações irregulares da cidade. “É uma situação muito grave. Mas tudo isso acontece por falta de uma política habitacional. As pessoas precisam ter um teto para dormir. Este é um assunto muito importante e temos mesmo que cobrar.”

O vereador Ricardo Cruz (PPS) elogiou a iniciativa da colega. “É uma luta de décadas dos bairros de Brasília Teimosa, Pina, Beira Rio. A gente vê que o déficit habitacional ainda é enorme. É pertinente e muito sensível Vossa Excelência trazer essa discussão.”

Em 28.05.2019, às 16h36