Aline sugere desapropriar mercado de Areias

Projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB), em tramitação na Câmara do Recife, desapropria o imóvel privado do Mercado de Areias para fins de utilidade pública. No lugar dele, segundo a proposta, deverá ser implantado um mercado público com espaços a venda de frutas e verduras, de carnes e peixes, artesanatos, manifestações culturais e comunitárias da cidade e vendas de refeições. Na área não edificável será implantado um estacionamento.

Na justificativa Aline Mariano argumenta que o mercado de Areias foi construído em 1959 e há  anos, o teto desabou. Segundo ela, sem reforma, o local hoje é cenário de sujeira e vandalismo. “Da avenida José Rufino, dá para ver a imagem do que restou, um mercado sem teto. As vendas agora só acontecem na calçada.   A maioria dos vendedores do mercado reclama que os clientes passaram a fazer compra em outros lugares, ocasionando uma grande perda para os comerciantes da área”.

A vereadora lembrou que há 20 anos, o mercado era o principal centro comercial para os moradores da Estância, do Ipsep, da Vila Cardeal e de Jardim São Paulo. Mas que daquela época, eles guardam apenas saudade. “Os produtos, o movimento, as histórias desapareceram. O mercado ficou assim depois que o teto desabou, em junho de 2006. Hoje, o mercado de Areias parece um cemitério com corredores vazios e uma história apagada pelo tempo e destruída pelo descaso”.

Considerando tudo isso, a vereadora propõe que mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Diz ainda que o poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação. “Pelos fatos expostos, pode se ver o quanto a comunidade de Areias necessita da implementação de políticas públicas capazes de contribuir para o seu desenvolvimento socioeconômico e cultural”.

 

Em 08.01.13, às 11h25.