Almir Fernando alerta que vereadores são cobaias das reformas

O vereador Almir Fernando (PC doB) pediu na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara do Recife que os vereadores refletissem melhor sobre a reforma política, alertando que eles são tratados como cobaias das mudanças propostas nestes processos. “Ninguém procurou nenhum vereador do Recife para saber qual a nossa opinião sobre as reforma que está sendo discutida em nível federal e estadual”.

Almir Fernando considera que ate agora o que foi falado não leva a lugar algum e nem a nenhuma renovação. Cita como exemplo a questão da lista partidária onde nada mudou. “Na disputa pelo PHS eu não teria sido eleito porque não fui o primeiro da lista, uma vez que quem apresenta a lista é o dirigente do partido e ele seria portanto o primeiro”. Para o vereador a lista já existe e é melhor que a lista fechada que está sendo proposta na reforma política em andamento.

Na opinião do parlamentar, o novo modelo não contempla mudanças de verdade e muito menos renovação de mandatos, uma de suas premissas. Almir Frenando cita ainda o exemplo do voto distrital, que na concepção dele já existe. “Todos temos nossas comunidades e dirigimos nossos pleitos para elas, na prática já distrital. Os precisam ser mais coerentes. Devemos pensar direito sobre esta reforma”.

O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) destacou a importância do pronunciamento de Almir Fernando. Ele disse que o vereador sempre é usado como experiência e por isso todos devem estar atentos.

Em 23.03.2011, às 18h10.