Almir Fernando anuncia instalação de painel sobre doações de órgãos

O Recife vai dispor de um contador de doações de órgãos humanos. O aparelho eletrônico ficará inicialmente no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre e traçará, a cada mês, uma radiografia da questão em Pernambuco. O anúncio foi feito pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) na reunião ordinária de hoje, da Câmara Municipal do Recife, em discurso que registrou a Semana Nacional de Doação de órgãos, que teve início segunda-feira e prossegue até sexta-feira. “A intenção é sensibilizar a sociedade e diminuir as filas de espera”, disse o vereador. O painel apresentará números atualizados sobre a fila de espera de doações de rim, córnea, coração, fígado e medula óssea.

O painel ficará exposto no aeroporto por 60 dias e depois seguirá para os shoppings centers. A mídia eletrônica é uma tentativa de reduzir a nagativa familiar, que chega a 50% e lidera o ranking das causas que interferem na não doação de órgãos. De acordo com números apresentados por Almir Fernando, Pernambuco registrou 678 transplantes de janeiro a agosto deste ano. O número é 12% maior do que o contabilizado no mesmo período em 2010. O Estado ocupa a sexta colocação no número de transplantes no País. “Apesar de o Brasil possuir um sistema de transplante público e Pernambuco ser o sexto estado em número de doadores, precisamos avançar mais ainda. Além da concentração da população é de grande importância a concentração das equipes de saúde para que possamos avançar nesse programa que é modelo”, disse o vereador.

O discurso de Almir Fernando foi importante, disse a vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), que também ressaltou seu empenho para estimular as doações. “Eu tenho um projeto de lei que institui no Recife a Semana da Doação de Medula Óssea. É uma campanha importante, pois quando não há esse órgão disponível para doações, em Pernambuco, faz-se necessário recorrer a outro Estado. Pretendo, inclusive, fazer um projeto de lei mais abrangente de doação de órgãos”, disse. A vereadora Priscila Krause (DEM) também parabenizou Almir Fernando pelo discurso. “Este é um assunto importante, que interessa a muitas famílias. Só há uma maneira de enfretarmos o preconceito que leva à não doação. É através da informação e da conscientização. E esta Câmara é um ambiente ideal para discutir esse problema”, disse.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT), lembrou que a doação de órgãos humanos é uma questão de generosidade. “Só as famílias que passam por esse drama sabem a importância de se encontrar um doador”, disse. Em seguida, ele lembrou que a doação de órgãos não ocorre somente com a morte do doador, mas também é possível ocorrer em vida. E lembrou o exemplo do prefeito do Recife, João Costa, que recebeu a doação de um rim do irmão. “Hoje, a qualidade de vida e a saúde do prefeito melhoraram”, disse. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) também se associou ao tema. “Queria fazer um apelo para que os governantes invistam mais na divulgação e conscientização da sociedade para a importância da doação de órgãos”, disse.

 

 

Em 27.09.2011, às 17h20.