Almir Fernando cobra melhoria no sistema de segurança pública

O presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife, vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que é preciso melhorar o sistema de segurança pública, mas considerou um equívoco defender a ideia do candidato a presidente pelo PSL à presidência da República de liberar o armamento da população. O modelo atual está deteriorado, segundo ele, que deu como exemplo uma ocorrência desta semana, em São Paulo: “Lá, um guarda de trânsito de São Paulo foi rendido por um motoqueiro, que tomou sua arma e a usou para cometer crimes. Ou seja, o policial, que estava treinado para combater a violência foi vítima dela”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (17).

Em vez de defender o armamento da população, segundo o vereador, é preciso tomar medidas na área de gestão pública para garantir os bons níveis de segurança da população. “Portanto, é um equívoco repetir o discurso do capitão reformado do Exército, que defende para um eventual governo, que a população armada é quem vai resolver essa questão. É preciso que as leis mudem, inclusive, para prever penas mais severas para quem for pego com uma arma na mão”, disse.

Para Almir Fernando, quem vota no candidato do PSL porque simpatizou com a ideia do armamento da população, “estará aumentando ainda mais os problemas para com a violência urbana”. Ele aproveitou o discurso para sugerir que, no caso específico do Recife, os níveis de segurança poderiam ser ampliados com a reabertura de Postos de Policiamento Ostensivos (PPO) nos bairros da periferia. “Lamento muito que o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti,  não se disponha vir aqui na Câmara falar sobre essa questão. Já o convidei, mas vou continuar insistindo”, afirmou.

Em 17.10.18, às 12h15.