Almir Fernando critica redução do programa Farmácia Popular

Nesta terça-feira (2), o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para criticar a decisão do Governo Federal de fechar as unidades da Rede Própria (RP) do Programa Farmácia Popular. Segundo o parlamentar, o atendimento do programa feito pelo setor privado por meio do Aqui Tem Farmácia Popular (ATFP) não é suficiente para atender as necessidades da população.

No começo do seu discurso, Almir Fernando criticou as iniciativas das reformas trabalhista e previdenciária do Governo. “Para piorar, tiram agora o remédio. O Ministério da Saúde está sem ouvir a população no seu conselho. Estão acabando com as Farmácias Populares no Brasil.”

O vereador explicou que, nas unidades do ATFP, os usuários do programa não têm acesso à mesma variedade de medicamentos que na RP da Farmácia Popular. De acordo com ele, a decisão pode sobrecarregar Estados e municípios. “Enquanto na Farmácia Popular há 112 medicamentos que podem ser comprados a um menor preço, na farmácia privada há apenas 25 itens. Isso cria uma dificuldade muito grande. Querem colocar isso no colo dos governos municipais e estaduais. A gente espera que o município possa ajudar para que essa Farmácia Popular não acabe."

Em 02.05.2017, às 17h25