Almir Fernando defende aprovação de projetos de lei do Executivo

O vereador Almir Fernando (PCdoB) defendeu a aprovação dos projetos de lei do Executivo números 33 e 34/ 2019, em votação no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (12). As proposições dispõem sobre a autorização à Prefeitura da contratação de empréstimos no valor de R$ 35 milhões e R$ 201 milhões, respectivamente, destinados ao Hospital do Idoso e UPA-E Ibura, e à obras de infraestrutura em áreas de baixa renda. “Por diversas vezes estive na URB (Autarquia de Urbanização do Recife), com moradores, para cobrar a construção de encostas nos morros para preservar vidas”, destacou o vereador. Ambos os projetos foram aprovados.

“Quantas pessoas necessitam dessas obras?”, questionou Almir Fernando. “A Prefeitura só pode construir captando recursos externos, porque não tem recursos próprios”. Ele justificou ainda que “tudo o que se empresta tem juros, mas a Prefeitura  mostra que tem como honrar e cumprir seus compromissos”.

Mas o vereador Renato Antunes (PSC)  votou contra os projetos e destacou que o problema não é o que se vai fazer, mas como a Prefeitura vai pagar tais empréstimos. “Faltou cuidado da Prefeitura em informar como serão pagos os recursos. Não somos contra as obras. O que é necessário saber,  é como e  quanto se vai pagar”.

Embora afirmando que seu voto foi favorável aos projetos, Jayme Asfora (sem partido) questionou o valor dos juros cobrados. Segundo ele, os juros são de 15%, enquanto que a taxa Selic está em 5%. “Porque a Prefeitura não corta despesas?”, perguntou o parlamentar. Ele apontou que a gestão deveria enxugar gastos, economizando com a diminuição do número de  cargos comissionados e redução de gastos com publicidade e propaganda.

No entanto, o vereador João da Costa (PT)  afirmou que “o Recife é uma cidade pobre e de orçamento pequeno”. Ele disse que Curitiba que tem contingente populacional semelhante ao da capital pernambucana, mas possui um orçamento muito maior. “A diminuição da receita não é culpa de Geraldo Julio. É do Governo Federal. Os empréstimos estão sendo feitos pelos bancos federais (Banco do Brasil e Caixa Econômica). A Prefeitura está utilizando os programas para melhorar a qualidade de vida do povo”.

Em 12.11.2019, às 19h01

registrado em: almir fernando