Almir Fernando enaltece importância de cumprimento da lei 17.713/2011

O presidente da Comissão da Segurança Cidadã, vereador Almir Fernando (PCdoB), fez hoje (6) uma análise dos assaltos ocorridos e noticiados recentemente no Recife, e recordou que desde a gestão do ex-prefeito João da Costa (2009-2013) vem debatendo o armamento da Guarda Municipal. O parlamentar lembrou que elaborou requerimento convidando o secretário para tratar da situação da corporação.

“Estamos dando entrada num requerimento para que no próximo dia 15, no grande expediente, possamos fazer uma reunião com o secretário Murilo Cavalcanti sobre o Pacto pela Vida do Recife e o armamento da guarda. Desde João da Costa, quando eu era vereador suplente, cobrei o armamento da Guarda e, na época, fizeram um convênio com a Polícia Federal, mas não deram andamento. Com a criação da pasta da secretaria de segurança urbana, esperamos a valorização e o armamento da corporação”.

Almir Fernando ressaltou ser de extrema urgência o cumprimento da lei municipal 17.713/2011, de autoria do ex-vereador Maré Malta, que obriga todas as instituições bancárias do Recife a instalarem equipamentos eletrônicos de segurança nos seus caixas eletrônicos para inutilizar as cédulas de moeda corrente depositadas no seu interior. “No ano de 2011, o assunto foi debatido nessa Casa obrigando os bancos a inutilizarem as moedas dentro dos caixas. Isso demonstra que os vereadores estão antenados, mas que, infelizmente, não foi colocada em prática. Se irão inutilizá-las, os marginais não terão interesse de roubar. Temos esta lei que pode ajudar na questão da segurança. Precisamos mostrar a necessidade e dar mais atenção às leis que são aprovadas nesta Casa por vereadores que pesquisam, estudam e tentam solucionar os problemas. São leis importantes, mas que não sei por quais motivos não foram colocadas em prática”.

Em 06.03.17 às 17h14.