Almir Fernando homenageia Centro Educacional

Vestidos com as cores da instituição – verdes claro e escuro – alunos e ex-alunos, além de coordenadores, professores e funcionários de apoio do Centro Educacional Machado de Assis lotaram o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 16, para assistir à solenidade de homenagem à entidade filantrópica que há 27 anos presta serviços à população do Alto José Bonifácio. A reunião solene foi realizada a partir de uma iniciativa foi do Almir Fernando (PCdoB). “Desde sua fundação o centro conta com o apoio efetivo do espaço e de uma equipe que permitiu a todos sonhar e tornar esse sonho realidade. Os alunos matriculados entre a educação infantil e o ensino fundamental, e os funcionários buscam constante crescimento pessoal e profissional, superam desafios e barreiras por uma educação de qualidade”, disse ele.

A reunião solene começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC). Fizeram parte da mesa os dirigentes do centro educacional, Maringá Queiroz, Mateus Queiroz, Marilu Queiroz e Ana Cristina Mendes. Em seu discurso, o vereador Almir Fernando disse que para fazer a homenagem e mostrar a importância do centro era necessário fazer uma viagem no tempo. O Centro Educacional Machado de Assis, disse ele, no início chamava-se Instituto Mário Queiroz, e prestava serviços de aula de reforço de Matemática e Português para alunos alfabetização à oitava série e preparava para concursos. Atualmente, funciona com aulas de Informática, Natação, além de Psicologia Educacional e Fonoaudióloga e conta com um anexo na Rua Alto da Serrinha,130.

“Comprometido com uma educação de qualidade e determinado a ajudar alunos com dificuldades no processo da aprendizagem, o gestor do centro educacional, professor José Mateus Queiroz Souza, iniciou um trabalho árduo. Prestava serviços com aulas de reforço, cujas aulas eram ministradas na cozinha da sua própria residência”, lembrou. Em 1988, o Centro Educacional, segundo o vereador, recebeu o nome de Instituto Mário Queiroz em homenagem ao pai do fundador, que havia falecido. As aulas do Jardim 1 e Alfabetização passaram a funcionar no primeiro quarto da casa. As irmãs Maringá Queiroz Souza e Marilu Queiroz Souza ensinavam da alfabetização à quarta série.  “A visão se transformou, e hoje, o Instituto Mário de Queiroz tem a denominação de Centro Educacional Machado de Assis”, disse o vereador.

Ao final, o vereador citou uma frase do educador pernambucano Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Garotas da escola Monsenhor Manoel Marques fizeram apresentações e uma placa de homenagem ao centro educacional foi entregue aos dirigentes. A diretora Maringá Queiroz disse que era com grande satisfação que recebiam a homenagem, que era um reconhecimento pelo trabalho que realizam há 27 anos. O fundador do Centro Educacional Machado de Assis, Mateus Queiroz Souza, ressaltou que o objetivo da instituição é a educação, que representa “um despertar para o ser social. Através da educação, podemos contribuir para a existência de uma sociedade mais justa e para o crescimento do País”, afirmou.


Em 16.08.2012, às 11h25.