Almir Fernando homenageia projetos da polícia militar
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, Almir Fernando disse que visitou o Batalhão para propor uma parceria. “Para mim foi motivo de muita alegria quando o coronel Ronaldo disse que queria implantar um projeto social. Tenho visto e acompanhado esse trabalho importante e serei sempre parceiro, independente do mandato”. O vereador, que também faz parte da corporação, destacou ainda a importância de uma polícia comunitária. “Precisamos quebrar esse rótulo de que a policia é sempre ostensiva e vai nas comunidades só para prender. Sempre defendi uma parceria maior entre a comunidade e a PM, que precisa ser respeitada”.
Comandante do 11º Batalhão, o tenente coronel Ronaldo Tavares disse que a iniciativa é uma mudança de paradigma. “Nós militares recebemos uma herança não muito boa da época da ditadura, que durou 21 anos no Brasil. Só em 1985, com a volta da democracia, começamos a ter uma nova era política e tudo começou a modificar”. Ele fez um breve histórico da polícia no Brasil e em Pernambuco e citou a Constituição Cidadã de 1988, que destaca a segurança pública como obrigação do Estado, mas responsabilidade e dever de todos.
“O objetivo desse projeto é aproximar a PM da sociedade, promover o desenvolvimento sociocultural e esportivo nas comunidades, trabalhar como parceiros e elevar a credibilidade e a confiança da corporação. Foi uma semente plantada pelo coronel José Lopes, que continua nos dando apoio e nos incentivando. É um trabalho muito bonito, de zelo, dedicação e amor ao próximo”, frisou. Segundo ele, o 11ª Batalhão oferece seis projetos sociais: ginástica para todos; futsal; Jiu jitsu; forró; instrumentos musicais; e conhecendo o Recife e a Região Metropolitana. Cada comunidade tem por projeto dois encontros semanais de duas horas. O comandante ressaltou também a participação das comunidades, responsáveis pelos locais das aulas, aquisição de materiais e inscrição dos alunos e falou ainda de projetos futuros como patrulheiro mirim; reforço escolar; e minicurso de instalação e manutenção de ar-condicionado.
Coordenador dos projetos, o tenente Araújo disse que o sucesso é a parceria entre o Batalhão e as lideranças comunitárias. “Esse momento é ímpar e o sonho se tornou realidade. O comando do 11º Batalhão recebeu a responsabilidade não apenas de prender, mas de cuidar dos nossos jovens trabalhando na prevenção e dando oportunidade a nossas comunidades de sonhar”.
Representando todos os instrutores, o soldado Moisés falou do orgulho de fazer parte desse projeto. “Quero agradecer a Câmara do Recife por ter aberto as portas da Casa para discutirmos sobre políticas sociais e cidadania, ao vereador Almir Fernando por intermediar isso e aos líderes comunitários que mobilizarem a população para sair da zona de conforto de suas casas e estar aqui discutindo um mundo melhor para eles”. Ele ressaltou que as aulas proporcionam inclusão social, quebra de diferenças raciais e esclarecimentos de direitos e obrigações. “Os alunos chegam com baixa autoestima e com carência de dignidade, mas hoje eles já podem acreditar em um futuro melhor. Com uma pequena semente plantada de esperança podemos construir uma sociedade muito mais evoluída”.
Líder do Governo na Casa, o vereador Gilberto Alves (PTN) ressaltou a importância da presença do poder público na vida das pessoas. “Não um Estado opressor que vai reprimir, mas que vai acolher, compreender e interagir com a comunidade, sendo parceiro e estando ao lado das pessoas buscando caminhos e soluções. Não pude deixar de recordar também o ex-governador Eduardo Campos que falava da necessidade da gente trocar as armas pela inteligência e pelo planejamento; da participação de todos os poderes constituídos e do envolvimento da sociedade”.
Já o presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador André Régis (PSDB), disse que a Polícia Militar é um patrimônio de Pernambuco e uma instituição de prestígio nacional. “Tive a honra de ter sido professor no Curso Superior de Polícia e guardo esse início da minha carreira acadêmica com muito carinho”. Ele falou ainda sobre o desempenho das escolas militares no Brasil e disse que em muitos estados, as melhores notas do Enem são provenientes de alunos dessas instituições. “O motivo desse sucesso é a dedicação, a disciplina, o empenho e a qualificação. Quero parabenizar esse projeto que muda a vida de tanta gente e os exemplos precisam ser ressaltados de fato porque transformam vidas. É um exemplo que a PM dá ao nosso Estado”.
Luiz Eustáquio (PT) também elogiou o projeto. “Assim como Almir, venho de uma comunidade pobre e a gente sabe que a polícia sempre entrou de uma forma muito difícil nesses locais, mas ela tem modificado sua forma e chegado com a vontade de mudar vidas. Hoje, vocês são exemplos para muitas crianças. Continuem firme nesse trabalho que é muito bonito e merecedor de todo o reconhecimento da sociedade”.
Em 23.09.15, às 18h35.