Almir Fernando lembra Data Magna de Pernambuco

A Data Magna do Estado de Pernambuco, comemorada hoje, 6 de março, e que homenageia a Revolução Pernambucana de 1817, foi lembrada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “A Revolução é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca”, disse.

O vereador comentou que a data foi estabelecida por intermédio da Lei sancionada pelo governador Eduardo Campos (Lei 13.387), que tem como objetivo, segundo Almir Fernando, de homenagear os heróis da Revolução. “E também proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua historia. O 6 de março foi escolhido entre cinco momentos históricos sugeridos pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Foram ouvidas mais de 100 mil pessoas através dos veículos de comunicação em todo o estado”, detalhou.

No aparte, o vereador Marco Aurélio (PTC) analisou que a Revolução de 1817 deveria ser mais lembrada pelos pernambucanos. “Segundo relatos históricos, o sentimento de patriotismo dos pernambucanos era tão forte, ao ponto de passarem a usar nas missas o aguardente no lugar do vinho. Lamento que a nossa história seja tão rapidamente esquecida. Deveríamos lembrar a importância dessa data”, disse.

Almir Fernando ressaltou ainda que o 6 de março vinha sendo alvo de questionamentos sobre a obrigatoriedade de ser feriado em Pernambuco. “O Governo Federal, por intermédio da Lei nº9093, de 1 de setembro de 1995, autorizou os Estados, além dos feriados nacionais e religiosos, estabelecerem um feriado civil para a comemoração de sua Data Magna. Os comerciantes discordavam do novo feriado porque traria prejuízo para a economia estadual.  Depois de amplo debate entre parlamentares e o Sindicato dos Comerciários de Pernambuco, o Governo Estadual determinou que a Data Magna passasse a ser comemorada no primeiro domingo do mês de março”, finalizou.

Em 06.03.13 às 17h30.