Almir Fernando presta homenagem ao Dia do Secretariado

Instituir um dia especial para uma determinada categoria é sem dúvida sinal de reconhecimento e vitória. Por isso, o Dia Municipal do Profissional do Secretariado mereceu do vereador Almir Fernando (PCdoB) uma solenidade para comemorar essa conquista. Através de um requerimento, o parlamentar promoveu na tarde dessa quinta-feira (03), na Câmara do Recife, uma reunião solene para esses profissionais que, segundo ele, fazem toda a diferença em seus ambientes de trabalho. Ele foi o criador da data, instituída pela lei 18.567/19. A solenidade foi conduzida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa.

Almir Fernando disse que sugeriu a criação da data, trocando o nome para Secretariado, para abranger mulheres e homens que desempenham esta função. “O dia 30 de setembro conhecido como dia da secretária precisou ser atualizado para Secretariado porque há profissionais masculinos atuando e não seria justo que ficassem de fora. A profissão nasceu oficialmente em 1850 e foi  regulamentada há 40 anos, tendo diversos cursos superiores”.

Maria Bernadete de Lima, presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco, representou a categoria. Ela agradeceu à Casa e ao vereador Almir Fernando, autor da proposta de homenagem. “Nossa profissão foi regulamentada há quanto décadas. No cenário atual de globalização não há espaço para quem não se ajustou às modernidades requeridas pelo mundo globalizado. O Curso da UFPE, que é o 14º colocado no ranking nacional, foi o primeiro a ser regulamentado pelo Ministério da Educação. E é verdadeiro celeiro de bons profissionais”.

Cida Pedrosa, Secretária Municipal da Mulher, disse que a criação do Dia Municipal do Secretariado é um marco na história da carreira. “É uma profissão de difícil exercício porque é uma área meio entre gestor, funcionários e público externo. Cerca de 80% de seus profissionais são mulheres e talvez por isso a profissão foi estigmatizada, quando na verdade elas foram assediadas moral e sexualmente. Mas sem esses profissionais nenhum gestor seria bom”.

Em 03.10.2019 às 18h51.