Almir Fernando propõe criar bibliotecas em parques

Que a leitura promove o desenvolvimento da cidadania, isso não se discute. Também é uma das formas mais agradáveis de lazer. Mas nem sempre é uma atividade que esteja disponível entre as opções populares. Foi para suprir essa lacuna histórica e para contribuir na criação de um hábito saudável que o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife com uma proposta que visa aproximar o leitor dos livros. É o de número 37/2013, que foi encaminhado para avaliação das comissões temática, autorizando a Prefeitura do Recife a criar bibliotecas em todos os parques públicos do município do Recife, com o objetivo de incentivar a leitura das crianças, jovens e adultos.

Caso o projeto se transforme em lei, o Poder Público Municipal poderá estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades, organizações não governamentais, instituições de ensino, entre outras, para fazer funcionar as bibliotecas. “O projeto tem o intuito de incentivar à prática de uma boa leitura, tentando trazer os jovens para um ambiente sadio e de interação com outras pessoas que ali frequentam”, disse o vereador. Ele acrescentou que a implantação das bibliotecas nos parques públicos tenta seguir o exemplo de Bogotá, na Colômbia, onde se lê com maior frequência de que em outras cidades do mundo.

Ao propor o projeto, Almir Fernando levou em conseiração a frequência de visitantes nos parques públicos como o da Jaqueira, Treze de Maio, Dona Lindu. “Além dos parques serem um cartão de visita devido à atração do parque propriamente dito, terá também uma biblioteca, onde os que ali passam, poderão tanto ler livros regionais e conhecer mais a nossa cultura, quantos outros tipos de livros e periódicos”, afirmou. O incentivo à leitura, disse ele, trata-se de uma medida que visa não só o desenvolvimento da educação como também ao aprimoramento da cidadania, eis que o conhecimento engrandece o indivíduo e, por consequência, a comunidade.

 

Em 27.03.2013, às 14h15.